EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Panorama Internacional das Publicações em International Business: Levantamento através da Base Web of Science


Informações

Código: ESO1838
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Aletéia de Moura Carpes, Flávia Luciane Scherer, Aline Nadalin Velter, Carolina Lütz

Resumo

A internacionalização é uma alternativa para o crescimento das empresas,permitindo sua exposição a padrões internacionais de produtos, tecnologias e métodos degestão, gerando importantes retornos para as operações domésticas (Stal, 2010). A evoluçãodas transações comerciais entre os países faz emergir uma série de assuntos a seremcompreendidos, que buscam verificar o reflexo da atividade internacional no indivíduo,empresa e nação que vivenciam este contexto de globalização. O presente artigo foidesenvolvido na perspectiva de uma pesquisa bibliométrica, objetivando intensificar oconhecimento na área de estudo relacionada à International Business (NegóciosInternacionais) e averiguar quais tópicos em administração estudados junto à esse tema estãosendo mais pesquisados e quais são mais relevantes (hot topics). A análise dos dadossustentou-se nas abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa. Em termos qualitativosforam analisados os assuntos tratados nas publicações pesquisadas, quanto ao conteúdo,palavras-chaves e relevância das temáticas. Quanto aos dados quantitativos procurou-seinvestigar as seguintes variáveis: total de publicações, os autores, áreas temáticas, tipos dedocumentos, título das fontes, ano das publicações, instituições, agências de financiamento,idiomas, países e análise do número de vezes que cada publicação foi citada através doíndices h-b e do índice m. De acordo com Hirsch (2005), o número total de artigos publicadosmede a produtividade do autor, mas não mede a importância e/ou impacto de suaspublicações. Já o impacto das publicações é medido pelo número de citações que cada umarecebe, podendo ser mensurado pelo h-index. O levantamento das publicações abrigadas nabase Web of Science com o índice de citações ISI Citation Indexes no período de 1997 a 2010(14 anos) resultou em 5.355 trabalhos relacionados a negócios internacionais, que estavaminseridos, principalmente, nas áreas de negócios (business) e gestão (management) e ostrabalhos analisados apontaram a predominância de autores dos Estados Unidos (1.898estudos), seguidos da Inglaterra (783 estudos) e Canadá (341 estudos) e, dentre as vinteuniversidades com mais trabalhos sobressaiu-se a Universidade de Harvard - HarvardUniversity, com 63 publicações. Os hot-topics encontrados foram performance, importação;estratégia; desenvolvimento; relações internacionais; multinacionais; conhecimento; processode internacionalização; joint ventures; inovação; países emergentes; crescimento, políticas,redes; finanças; cultura e modo de entrada.

Abrir PDF