EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


TEORIA INSTITUCIONAL E FILIAÇÃO A CONGLOMERADOS: ELEMENTOS DA EVOLUÇÃO DE MULTINACIONAIS BRASILEIRAS?


Informações

Código: ESO1792
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Marta Xavier Gonçalves, Paula Esteban do Valle Jardim, Luiz Alberto Nascimento Campos Filho

Resumo

O presente artigo objetiva compreender as razões da rápida ascensão das empresas multinacionaisde países emergentes (EMPE) no cenário competitivo mundial, não obstante sua condição deentrantes tardios (late movers). Com base no levantamento da produção acadêmica internacionalno período de 1997 a 2009, foram identificados dois elementos predominantes na trajetóriadessas empresas: a) a influência do ambiente institucional, contribuindo para o desenvolvimentode competências pelas EMPE e evidenciando a relevância dos processos de liberalizaçãoeconômica ocorridos nos países emergentes, assim como a importância da teoria institucional,para a compreensão da dinâmica de crescimento dessas empresas, e; b) os efeitos positivos sobreo desempenho das EMPE decorrentes de sua afiliação a conglomerados, os quais funcionariamcomo provedores de recursos e de experiência internacional. Adicionalmente, verificou-se nabibliografia pesquisada outra relevante linha de debate, a qual enfatiza que as teorias tradicionaisde internacionalização, notadamente a Escola de Uppsala e o paradigma eclético, não têm serevelado adequadas para explicar a nova dinâmica de expansão representada pela ascensão dasEMPE. De modo a verificar a ocorrência desses elementos e aderência a essa discussão no que serefere à internacionalização de empresas brasileiras, consultou-se a produção acadêmica nacionalreferente à internacionalização de empresas brasileiras e realizaram-se entrevistas com executivosde dez empresas brasileiras, selecionadas a partir do relatório Global Challengers elaborados peloThe Boston Consulting Group, que analisa as 100 empresas de países emergentes consideradasdesafiantes no mercado global pelo seu desempenho e/ou perspectivas de rápido crescimentointernacional. A realização das entrevistas objetivou verificar se as proposições identificadas nomapeamento das produções acadêmicas internacional e nacional eram corroboradas pelaexperiência de internacionalização das empresas selecionadas. Para a análise dos resultados dasentrevistas utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo, com técnica de análise categorial.Verificou-se que, embora compartilhem das vantagens de operação em um ambiente institucionaltípico de países emergentes, a trajetória internacional das empresas examinadas não parece tersido influenciada de forma relevante pelos elementos identificados para empresas de outrospaíses emergentes, tanto no que se refere a competências estimuladas pelo ambiente institucionalquanto no que compete aos benefícios de afiliação a um conglomerado. Por outro lado, asentrevistas realizadas parecem confirmar algumas questões levantadas na literatura nacional, nosentido de que o prolongado foco no mercado interno e o baixo grau de planejamento dasiniciativas de internacionalização retardam o processo de expansão internacional.

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