O Papel dos Programas de Apoio à Exportação na Rápida Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras
Informações
Código: ESO1467
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais
Autores
Marcelo André Machado, Walter Meucci Nique, Felipe Bentancur Fehse
Resumo
Nas últimas quatro décadas, um conjunto crescente de transformações no ambienteinternacional de negócios tem demonstrado que o comportamento das empresas, em seuprocesso de internacionalização, vem se alterando. De um processo de envolvimento lento egradual com mercados externos, nos últimos anos verifica-se uma aceleração deste processo,principalmente para o caso das pequenas e médias empresas (PME). Mesmo ainda nãohavendo um consenso teórico, muitos estudos indicam que a rápida internacionalizaçãoestaria associada a setores de alta tecnologia, de tecnologia de informação e a países maisdesenvolvidos. Contudo, o fenômeno da internacionalização acelerada de PME’s não élimitado a países específicos, apesar das características peculiares de cada um afetarem aincidência deste tipo de empresa (MADSEN e SERVAIS, 1997; MOEN, 2002). Por outrolado, alguns estudos indicam que há uma necessidade de uma urgente revisão dos programasoficiais de apoio à exportação, para auxiliar estas PME’s na sua precoce e acelerada inserçãointernacional (BELL et al., 2001; FREEMANN et al., 2006; KNIGHT e CAVUSGIL, 2005;MOEN, 2002). Assim, pela importância que as PME’s representam para a economia nacionale para compreender a existência do fenômeno da rápida internacionalização no Brasil, bemcomo o papel do governo neste processo, o presente estudo foi elaborado. A partir de umapesquisa de campo (survey) com 540 PME’s exportadoras brasileiras de várias indústrias demanufatura, buscou-se, em um primeiro momento, verificar o impacto do nível deconhecimento sobre programas de apoio à exportação no desempenho exportador das PME’sbrasileiras. Em segundo lugar, algumas hipóteses sobre as características distintivas entrePME’s de rápida internacionalização e PME’s que apresentaram um comportamento maislento de internacionalização foram testadas. Os resultados do teste das hipóteses do estudorealizado indicam que o nível de conhecimento sobre os programas de apoio não tem umimpacto direto no desempenho exportador das PME’s pesquisadas. Quanto às característicasdistintivas entre as empresas pesquisadas, não houve suporte empírico para sustentar a ideiade que as PME’s de rápida internacionalização conhecem mais sobre programas de apoio àexportação e que estas apresentam uma participação maior do faturamento internacional,quando comparadas com as outras empresas da amostra que desenvolveram um processo deinternacionalização tradicional. Porém, as pequenas e médias empresas de rápidainternacionalização pesquisadas parecem usar mais programas de apoio à exportação e atuamem um escopo geográfico maior que as demais PME’s da amostra.
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