Jogando na Arena Global: Uma Pequena Empresa e suas Estratégias de Internacionalização
Informações
Código: ESO1439
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais
Autores
Sílvio Luís de Vasconcellos, Astor Eugenio Hexsel, Sérgio Almeida Migowski, Ivan Lapuente Garrido
Resumo
O incremento das transações comerciais de empresas brasileiras com o exterior, a partirdos anos \'90, obrigou organizações de todos os portes a formular estratégias para melhorcompetir nos cenários interno e externo. Este estudo de caso procura investigar como taisestratégias foram delineadas para a inserção internacional e como recursos foramreconfigurados, numa empresa de pequeno porte, que produz substrato para gramadossintéticos, a partir de resíduos de pneus. Para que fosse possível investigar as estratégias deinternacionalização, utilizou-se das bases teóricas que sustentam os estudos na área, aliado aoempreendedorismo como instrumento de penetração no mercado externo. Assim,primeiramente buscou-se alicerce na área da formação da Estratégia, tanto erigidas porinfluência do meio industrial onde a organização está inserida (Ansoff, 1957; Porter, 1986,1989, 1991, 1996), quanto a partir dos seus recursos, capacidades e competências (Wernerfelt,1984; Barney, 1991; Teece, Pisano, & Shuen, 1997; Mills, Platts, & Bourne, 2003).Posteriormente, procurou-se fundamentação nos estudos sobre internacionalização, em que,igualmente, duas vertentes prevalecem: uma de viés econômico ou racional (Dunning, 1980,1988; Anderson & Gatignon, 1986) e outra, comportamental, baseada em estudos da Escolade Uppsala (Johanson & Wiedersheim-Paul, 1975; Johanson & Vahlne, 1977, 2003; Vahlne& Nordström, 1993). Dentro do perfil da empresa estudada, de pequeno porte, tornou-serelevante buscar guarida nos estudos sobre empreendedorismo internacional, no que aspesquisas de McDougall and Oviatt (2000), de Mintzberg and Waters (1985) e de Wright,Westhead and Ucbasaran (2007) serviram de suporte. Em relação à metodologia, foi realizadoum estudo de caso único, amparado, substancialmente, numa pesquisa de natureza descritiva,conduzida pelo método qualitativo, através de um roteiro elaborado a partir do constructoteórico. O diferencial do caso se dá pela internacionalização de uma firma que transformousobras de produção no carro-chefe de sua inserção no mercado mundial, contrariandotendências demonstradas em dados oficiais, que indicam uma redução do número de empresasde pequeno porte a operar no comércio exterior brasileiro, ao longo da última década. Aentrevista foi transcrita e reescrita para facilitar o entendimento, no que contou com aaprovação do entrevistado. Observou-se que o caráter empreendedor do gestor auxiliou norealinhamento estratégico da firma, dando suporte à coordenação de recursos, capacidades ecompetências que geraram vantagens competitivas sustentáveis ao longo do tempo. Percebeuseque o meio industrial apresentou forte influência nas estratégias, porém estruturadas sobrerecursos construídos através da trajetória da organização, pelo empreendedorismo do gestor epela aprendizagem contínua de processos. A utilização da Visão Baseada em Recursos nainternacionalização e no empreendedorismo foi elemento fundamental na compreensão daarquitetura de competências apresentada ao final do artigo, juntamente com um quadro teóricoassociado a evidências empíricas.
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