A Influência Da Transferência De Conhecimento E De Aspectos Culturais Na Iniciativa De Subsidiárias De Multinacionais Brasileiras
Informações
Código: ESO1421
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais
Autores
Natacha Bertoia da Silva
Resumo
Diante do processo recente da internacionalização das empresas brasileiras, que ainda suscitaestudos para melhor compreender a dinâmica e o estabelecimento dos entrantes tardios verdeamarelosem todos os continentes e, visto que os estudos sobre subsidiárias de multinacionaisbrasileiras ainda são incipientes, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência datransferência de conhecimento e de fatores culturais na iniciativa das subsidiárias demultinacionais brasileiras. A partir das reflexões acerca dos estudos sobre matrizes esubsidiárias de multinacionais, sobretudo aqueles relacionados à cultura, transferência deconhecimento e iniciativa, as três hipóteses deste estudo emergiram e; baseado no modelo deiniciativa da subsidiária de Birkinshaw (1999), o modelo desta pesquisa foi explicitadoconsiderando o contexto corporativo e o local da subsidiária, configurados por dimensõespredominantemente comportamentais. Em termos metodológicos, por meio de uma survey,coletou-se dados quantitativos de uma amostra de 66 subsidiárias de multinacionaisbrasileiras, de atividades manufatureiras ou de serviço profissional no exterior. Como técnicade análise utilizou-se a modelagem de equações estruturais (MEE) a fim de identificar asrelações existentes entre as variáveis: cultura, transferência de conhecimento e iniciativa.Como resultado do estudo, em relação ao modelo de pesquisa proposto, foi possível validá-lo,visto que este explicou 28,9% da variabilidade da iniciativa da subsidiária de multinacionalbrasileira, considerado um resultado satisfatório nos estudos de ciências sociais. Duas, das trêshipóteses verificadas, foram confirmadas: a iniciativa da subsidiária é diretamenteinfluenciada pela transferência de conhecimento e esta, por sua vez, influenciado pela cultura.Entretanto, a influência da cultura na iniciativa da subsidiária não foi confirmada pela amostrado estudo, mas indícios da sua importância foram percebidos. Como contribuições, destacamseo enriquecimento da literatura acadêmica em construção sobre as multinacionaisbrasileiras, principalmente o olhar da iniciativa das subsidiárias; a definição de um modeloteórico com variáveis predominantemente comportamentais e que pode ser validado; ereflexões sobre a atuação das multinacionais brasileiras no contexto internacional. Paraestudos futuros, acredita-se que outras variáveis sejam incorporadas ao modelo de pesquisa eque este seja aplicado novamente às subsidiárias de multinacionais brasileiras, permitindouma análise longitudinal, bem como em realidades de outros países. Também, visandoaprofundar a interpretação dos dados resultantes deste estudo, a realização de pesquisas emoutras multinacionais brasileiras utilizando a abordagem qualitativa será relevante.
Abrir PDF