EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Brasil nos Estados Unidos: uma análise sobre a inserção internacional de steak houses brasileiras


Informações

Código: ESO1374
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Elimar Kröner Teixeira, Yeda Swirski de Souza

Resumo

O presente estudo busca contribuir para o entendimento de fatores que limitam ouimpulsionam a inserção internacional de empresas brasileiras, especificamente aquelascom características étnicas. O foco está no fenômeno da inserção e rápida expansão nomercado internacional das steak houses com estilo e origem brasileiros. A contribuiçãopretendida pelo estudo alinha-se a outros trabalhos já desenvolvidos que buscamanalisar especificidades da internacionalização desse tipo de negócio (ROCHA eBLUNDI, 2000; ARAUJO e BLUNDI 2005). Considerando que o entendimento sobreos fatores que impulsionam ou limitam a inserção internacional de empresas brasileirascom caracteristicas étnicas ainda convida a novas pesquisas, o estudo partiu de doispressupostos teóricos. O primeiro deles é o de que o estabelecimento de alguns negóciosinternacionais pode ser explicado na linha dos estudos sobre economia étnica(MARTES e RODRIGUES, 2004; TRUZZI; SACOMANO NETO, 2007), que é umavia teórica adotada para o entendimento da proliferação de serviços de alimentaçãocomo restaurantes japoneses, tailandeses, vietnamitas entre outros.O segundopressuposto estabelecido considerou que a atratividade das steak houses brasileiras podeser explicada pelo resultado de uma estratégia que conjuga qualidade do serviço eoferecimento de uma experiência inovadora e agradável ao cliente (BITNER, 1992;PINE II e GILMORE 1999; SALAZAR e FARIAS 2006; SCHMITT 2002; SCHMITTe SIMONSON 2002). Para o exame desses pressupostos, investigou-se o caso daChurrascaria Fogo de Chão por meio de entrevistas aos empreendedores, observaçãoparticipantes e análise de documentos. A análise do caso da Fogo de Chão sugere, porum lado, que os efeitos e benefícios da economia étnica não são explicativos para ofenômeno investigado já que não acompanha o padrão de outros negócios estabelecidosnesse contexto. Por outro lado, o estudo revela que aspectos mercadológicos decorrentesda experiência propiciada pelo serviço podem ser considerados como explicativos paraa atratividde desses restaurantes. As proposições decorrentes do estudo estabelecemrelações que podem ser investigadas futuramente por meio da operacionalização dosconstrutos em variáveis específicas. Entende-se que o aprofundamento do entendimentosobre fatores que impulsionam negócios com características étnicas pode contribuir paraa competitividade de empresas que tradicionalmente atuam em contexto local, mas que,face à abertura dos mercados, precisam competir globalmente.

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