A Internacionalização de uma Pequena Empresa
Informações
Código: ESO617
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais
Autores
Fabiane Cortez Verdu
Resumo
Este estudo teve como objetivo principal descrever como ocorre a internacionalização deuma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá (PR). Este trabalho utiliza o modelogradual (JOHANSON; VALHNE, 1977), a abordagem de rede (evolução do modelo gradual)(JOHANSON; VALHNE, 1990, 2003, 2006) e a teoria das born globals (OVIATT;MCDOUGALL, 1994, 2005), para discutir a internacionalização. Esta pesquisa é descritivaqualitativa,ex post factum, seccional (transversal). O nível de análise é o organizacional; aunidade de análise é a organização. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso emuma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá (PR): Apiário Diamante. Tendo emvista o objetivo deste trabalho, foram realizadas duas entrevistas (uma semi-estruturada e outraestruturada) com o informante-chave da organização em estudo e observações não participantes.Os dados primários coletados por meio de entrevista e de observação não participante e ossecundários foram analisados de maneira descritivo-qualitativa por meio da técnica de análise deconteúdo. No Apiário Diamante foram identificadas características tanto do processo deinternacionalização gradual quanto do processo desde o início das operações. O ApiárioDiamante, indústria de beneficiamento de mel, cera de abelhas e derivados, foi fundado em 1994.Sua planta foi construída com a certificação do SIF, o que possibilitava a exportação. Portanto, oApiário Diamante começou com uma estratégia internacional proativa, o que indica um processode internacionalização desde o início das operações. Por outro lado, a primeira exportação foirealizada 6 anos após sua fundação, o que indica um processo de internacionalização gradual.Portanto, não foi possível identificar se o processo de internacionalização do Apiário Diamante égradual ou desde o início das operações. Vale ressaltar que no Apiário Diamante, entre asprincipais características do processo de internacionalização identificadas por meio da entrevistaestruturada, duas características referiam-se ao atributo “redes de parceiros de negócios”, o quereflete a importância das redes de relacionamentos interorganizacionais no processo deinternacionalização. Os recursos não possuídos e utilizados pelo Apiário Diamante tendem a serobtidos por meio de relacionamentos (experiência, conhecimento de mercado externo eexperiência internacional), com exceção dos “sistemas formais e informais de planejamento,controle e coordenação” que foram obtidos por meio de compra no mercado. Este fato reforça aimportância das redes de relacionamentos interorganizacionais no processo deinternacionalização no que tange à obtenção de recursos. As instituições que forneceram osrecursos que viabilizaram a internacionalização do Apiário Diamante são as seguintes: InstitutoMercosul, CIN/FIEP, despachante aduaneiro, Banco do Brasil, trading, alfândega ou aduana,APEX Brasil, ABEMEL (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel). O principal tipo derecurso fornecido pelas instituições ao Apiário Diamante foi o conhecimento de mercado externo.
Abrir PDF