EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Integração entre Diferentes Abordagens Comportamentais e o Processo de Internacionalização de uma Born Global com mais de uma Década de Existência: Estudo do Caso MercadoLibre na América Latina e Península Ibérica


Informações

Código: ESO316
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Felipe Magalhães Bohrer, Luís Antônio Dib

Resumo

No início da década de 90 começaram a se popularizar na literatura da área de NegóciosInternacionais estudos sobre pequenas e médias empresas que não seguiam as abordagenspropostas para o processo de internacionalização. Ao invés de seguir o processo lento egradual previsto por modelos de estágios como o da Escola de Uppsala, tais empresas seexpandiam internacionalmente de forma acelerada e em movimentos de grandecomprometimento de recursos, sendo denominadas de Born Globals (Rennie, 1993). Oobjetivo deste artigo foi estudar o caso da maior empresa de leilões virtuais da AméricaLatina, o MercadoLibre, que internacionalizou suas operações de modo precoce e acelerado eque opera há mais de dez anos no mercado, permitindo assim uma ainda rara na literaturaanálise longitudinal sobre uma born global bem sucedida. O referencial teórico deste trabalhoapresenta as abordagens comportamentais mais utilizadas, como o Modelo de Uppsala, aperspectiva de networks, a teoria de empreendedorismo internacional e estudos específicossobre Born Globals, seus pré-requisitos, diferentes definições e modelos de análise. Foramescolhidas as definições mais amplas de Born Globals e utilizado o modelo de análiselongitudinal de Johanson e Wiedersheim-Paul (1975), além do arcabouço de análise propostopor Dib (2008), que compreende os seguintes fatores: tendências globais, fatores ambientaisdo país, fatores específicos da indústria, fatores específicos da empresa e os fatoresindividuais do empreendedor. A descrição do caso cobre desde a criação da empresa em 1999até seu último movimento de expansão em 2010, abordando a obtenção de capital de risco, oinício das operações na Argentina, o processo de internacionalização para o Brasil, o estouroda bolha da internet com a queda acentuada do índice NASDAQ, sua posterior expansãodentro da América Latina, o caso de fracasso na Espanha, a forma como dominou osmercados onde atua e, por último, o movimento de expansão para Portugal. Dentro dosfatores tendências globais, foi abordada a evolução das tecnologias de comunicação elogística; nos fatores ambientais do país, foram estudados o tamanho do mercado argentino epenetração de usuários de internet dentro da população; nos fatores específicos da indústria,foram descritos a velocidade de internacionalização dos concorrentes, as possíveis redes entreas empresas e o cenário de abundância de capital de risco; nos fatores específicos da empresa,o desenvolvimento de tecnologias únicas e de um modo particular de gestão da área depublicidade da empresa frente a seus concorrentes e, finalmente, nos fatores individuais doempreendedor, a vivência internacional e participação em networks no exterior de seufundador. Após a análise do caso, concluiu-se que, embora grande parte dos seus movimentosde internacionalização seja explicada através da visão que classifica a empresa como umaborn global, diversos elementos importantes encontram base nas abordagenscomportamentais, especialmente as de network e empreendedorismo internacional. Porúltimo, percebeu-se que os mais recentes desenvolvimentos internacionais da empresa trazemelementos do Modelo de Uppsala.

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