EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Delineando a Estratégia de Integração Vertical em um Contexto de Expansão dos Serviços de Concretagem: Uma Pesquisa Exploratória


Informações

Código: ESO2078
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 04 - Estratégias Empresariais e Corporativas

Autores

Murilo Barbosa Salles, Saulo Barbará de Oliveira

Resumo

O presente artigo visa apresentar os principais resultados de um estudo realizado em umaempresa prestadora de serviços de concretagem, no que diz respeito à organização da suaestratégia de integração vertical na produção do concreto dosado em central, visandoacompanhar o processo de desenvolvimento num contexto de crescimento da demanda poresses serviços, no mercado da construção civil. O avanço positivo desse setor da economia,motivado pelos programas do Governo Federal, como o Programa de Aceleração doCrescimento (PAC), eventos como a Copa do Mundo, em 2014 e Olimpíadas, em 2016, aexploração de petróleo e gás, e as políticas econômica e monetária nacionais, têm provocadoum aumento no volume em obras de infraestrutura de médio e grande porte, sobretudo. Essefenômeno ocasionou o aquecimento nos mercados impulsionados pela construção civil,mormente o mercado das concreteiras. Com as vendas aumentando exponencialmente,empresas que antes apenas se dedicavam em fornecer cimento, atualmente têm, cada vez maisconcentrado seus esforços estratégicos na produção do concreto dosado em central. Asconsequências foram o aumento de competitividade, maiores exigências, tanto na qualidadedo processo produtivo, quanto na prestação dos serviços, e investimentos crescentes emtecnologia e logística. Quanto ao método, optou-se pelo tipo de pesquisa exploratória edescritiva usando a abordagem da lógica positivista, cujo objetivo foi realizar umainvestigação acerca de como determinado objeto de estudo se comporta mediante o contextoem que se encontra envolvido. Dessa forma, recorreu-se à técnica da análise de conteúdo paratratamento e análise dos dados coletados com o fim de descrever as características daestratégia de integração vertical no processo de produção do concreto, estabelecendo relaçõesentre essas características. Uma das seis maiores concreteiras do país foi escolhida comounidade de estudo. Por intermédio de entrevistas e questionários dirigidos a gestores etécnicos, descobriu-se, portanto, segundo as características e condicionantes da estratégia deintegração vertical, que a empresa encontra-se, quanto à direção, completamente integrada ajusante na cadeia de suprimento, e pouco integrada a montante. Quanto à amplitude, háinterações a montante somente até os fornecedores de primeira linha (cimento e brita, emalguns casos), e a jusante a cadeia se encerra no cliente final, sem intermediários entre este e aempresa. Já o equilíbrio entre as etapas da cadeia de suprimento não pode ser delineadodevido à carência de dados conclusivos na pesquisa. A empresa estudada está orientada para omercado. Os resultados, embora preliminares, serviram de base para que se pudesse obter umentendimento mais aprofundado de como a estratégia de verticalização contribui para ageração de vantagem competitiva.

Abrir PDF