Ativos Estratégicos de Conhecimento do Mercado, Diversificação Relacionada e Desempenho: Evidências da Indústria de Transporte Aéreo
Informações
Código: ESO2070
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 04 - Estratégias Empresariais e Corporativas
Autores
Lucas Mello de Campos Arruda, Adriana Bruscato Bortoluzzo, Henrique Machado Barros
Resumo
Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevanteno entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma.Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos deconhecimento de mercado, um destes ativos estratégicos, não foram testados empiricamentena relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos deconhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeitode moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. Comoindicadores estruturais para os ativos em questão, o estudo considera dinâmicas competitivas,especificamente, a capacidade da firma de aumentar as barreiras à entrada em seus negócios esua capacidade de aumentar o poder de mercado. A análise empírica faz uso da indústria deTransporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas econtempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de trêsanos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos EstadosUnidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fatodos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e parao aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com alucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificaçãorelacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suasbarreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmicade aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundocaso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito demoderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto maisproeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercadodedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificaçãorelacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.Igualmente relevante, os resultados deste trabalho evidenciam o impacto da consideraçãoexplícita dos ativos de conhecimento de mercado no modelo que pretende explicar a variaçãoda lucratividade de firmas diversificadas. Com o modelo proposto neste trabalho, a análiseempírica trás uma abordagem que permite conciliar a teoria da Organização Industrial com aVisão Baseada em Recursos.
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