STAKEHOLDERS, ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIA E ESTRATÉGIA GENÉRICA. A PERCEPÇÃO DESTAS RELAÇÕES NAS PEQUENAS EMPRESAS - ESTUDO DE CASO EM PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS DO LITORAL NORTE CATARINENSE
Informações
Código: ESO118
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 04 - Estratégias Empresariais e Corporativas
Autores
Carlos Alberto Freitas
Resumo
Esse artigo teve o intuito de analisar a relação entre Stakeholder, Processo de Elaboração deEstratégia e Estratégia Genérica em pequenas empresas comerciais dos municípios do litoralNorte Catarinense. Os pressupostos teóricos deste estudo partem da observação de que paraempresa obter vantagens competitivas é necessário perceber como a complexidade eturbulência no ambiente externo influencia suas decisões. A partir deste cenário surge oseguinte pergunta: como se ajustar se o ambiente é dinâmico e turbulento? A estratégia daorganização é que deve definir. Desta forma os resultados obtidos apontaram como estratégiagenérica predominante a Diferenciação, seguida da liderança no Custo Total. Já o processo deelaboração de estratégia predominante foi o Modo Empreendedor, seguido pelo ModoIncremental. Percebeu-se também que três Stakeholders do ambiente interno e quatro doambiente externo poderiam adotar estratégias de influência de forma a comprometer asdecisões estratégicas. O trabalho, de característica predominantemente quantitativa realizouseatravés de pesquisa em 148 pequenas empresas do setor comercial entre 2005 e 2009.Realizaram-se associações por meio da utilização do coeficiente de contingência, além deanálises de variância entre as três abordagens propostas. Os resultados da associação entre asestratégias genéricas e as estratégias de influência dos Stakeholders sugerem pouca ou atémesmo nenhuma diferença entre o emprego ou não de estratégias genéricas e a probabilidadede recebimento de estratégias de influência por parte dos Stakeholders, o que não era esperadopelo estudo. Já a associação entre estratégias de influência que os Stakeholders podem usar eos modos de elaboração apontaram que existe associação entre as variáveis. Observa-se queeste resultado corroborou outros estudos, todavia buscou-se fazer outras associações natentativa de encontrar resultados representativos. Outra associação realizada foi entre apercepção das estratégias de influência que os Stakeholders podem empregar e o grau deformação dos pesquisados. Os resultados sugerem que quanto maior for o grau de formaçãodo entrevistado mais ele percebe a influência do Stakeholders. Um resultado muito relevantedo ponto de vista teórico, visto que não se encontrou estudos avaliando esta relação. Emúltima análise testou a existência de relação entre estratégia genérica, modos de elaboração deestratégia e Stakeholders. As análises de variância não apresentaram relação entre as trêsabordagens, entretanto, estatisticamente os resultados indicaram que não se deve refutar ahipótese de que há uma associação. Esse estudo não apresenta evidências que possam afirmarque a adoção de uma estratégica genérica ou um determinado modo de elaboração deestratégia possa garantir uma vantagem competitiva para essas empresas em relação aos seuscompetidores. As informações obtidas nessas empresas parecem realçar a necessidade de queé preciso adotar mais de uma variável quando se analisa pequenas empresas.
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