EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Perspectiva Estratégica para Promover Conhecimento e Desempenho Organizacional: um estudo em pequenas e médias empresas do setor de TI do RS


Informações

Código: ESO2327
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 03 - Estratégia e Conhecimento

Autores

Fabio Miguel Junges, Cláudio Reis Gonçalo, Ivan Lapuente Garrido, Luciano Vignochi

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar uma perspectiva estratégica para promover oconhecimento na visão baseada em recursos, e analisar a capacidade desta perspectiva deinfluenciar o desempenho organizacional. A partir da análise teórica, definiu-se a perspectivade investigação proposta e procurou-se identificar a percepção do seu impacto nodesempenho, assim como as características organizacionais que podem viabilizar oconhecimento como um ativo intangível estratégico. Embora não haja consenso sobre como agestão dos recursos baseados em conhecimento pode contribuir com o desempenhoorganizacional, evidências empíricas apontam para a existência dessa relação, e lacunasteóricas são observadas na investigação científica quando se procuram identificar ascontribuições de ações estratégicas para promover desempenho organizacional a partir dorecurso conhecimento (Gold, Malhotra, & Seagars, 2001; Carlucci, Marr, & Schiuma, 2004;Darroch, 2005; Zack, McKeen, & Singh, 2009). Esta pesquisa insere-se nesta lacunaconceitual, procurando contribuir para a identificação da importância de específicos enfoquesestratégicos, apoiados em processos e facilitadores de serviços que são intensivos emconhecimento. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando-se como método de coletauma survey, e devido a incipiente evidência de escalas adequadas ao estudo, optou-se pelodesenvolvimento de um instrumento, cuja validação ocorreu a partir da análise porespecialistas e da realização de duas etapas de pré-teste com amostras independentes.Consolidou-se uma base de dados com 811 organizações do setor de TI do Rio Grande doSul, representando a população dessa pesquisa. Obteve-se, ao final, uma amostra contendo222 respondentes, representando 27,37% da população. Como técnicas estatísticas utilizou-sea modelagem de equações estruturais para verificação e adequação do modelo sugerido,estatística inferencial para confirmação das hipóteses, e estatística descritiva paracaracterização da amostra. Os resultados da pesquisa, através da confirmação de todas ashipóteses, indicam que o desempenho organizacional é positivamente impactado pelaadministração do “recurso estratégico conhecimento”, e que o desenvolvimento desse recursopode ser exercitado a partir de três ênfases estratégicas: os relacionamentos externos denegócio, as estruturas e relacionamentos internos, e o desenvolvimento da competência eminovação. O modelo sugere um ciclo reforçador entre as três ênfases estratégicas, pois àmedida que elas são desenvolvidas espera-se que maior seja o potencial de contribuição dessainteração e, possivelmente, maior será o desempenho. O estudo também verificou que arelação entre a ênfase de relacionamentos externos e gestão do conhecimento possui a menorintensidade, o que pode ser explicado pelo foco em práticas restritas aos limites dessasorganizações. A validade da perspectiva estratégica proposta, confirmada neste estudo parapequenas e médias empresas do setor de TI, indica que novas pesquisas serão necessárias paraavançar-se na compreensão de como pode ocorrer a relação entre a promoção doconhecimento e o desempenho organizacional.

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