EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Avaliação da Efetividade Organizacional com o Uso da Teoria de Reposta ao Item: Estudo no Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação


Informações

Código: ESO2899
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias

Autores

Andréa Cristina Trierweiller, Blênio César Severo Peixe, Antonio Cezar Bornia, Rafael Tezza, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, Waldemar Pacheco Junior

Resumo

O objetivo deste artigo é mensurar a efetividade das organizações de Tecnologia daInformação e Comunicação (TIC) sob o ponto de vista do gestor, utilizando a Teoria deResposta ao Item (TRI). Este estudo se justifica em função da necessidade de verificar, eminvestigação prática, a efetividade dessas organizações, tendo em vista que, a literaturanormalmente as associa a ambientes complexos, dinâmicos e competitivos. Apresenta-se afundamentação teórica sobre efetividade organizacional, considerações sobre as empresas TICe sobre a TRI, os procedimentos metodológicos, resultados e discussões bem como asconclusões. O surgimento da preocupação com os resultados das organizações (o que seriaconsiderado a base do construto efetividade) se apresenta nos estudos de Adam Smith, no seulivro “A riqueza das nações” (1776) e no movimento de Administração Científica de Taylor(CAMERON; WHETTEN, 1983). Primeiramente, há a preocupação com a eficiência e aeficácia, chegando-se à efetividade, propriamente dita. Esses termos devem possuir escoposdiferenciados; contudo, a efetividade organizacional ainda aparece sendo utilizada no âmbitoda eficiência e da eficácia. Na fundamentação teórica deste artigo, apresenta-se umlevantamento do conceito de efetividade organizacional e percebe-se a declaração deinúmeros autores quanto à discordância em torno deste conceito e de sua mensuração aodestacarem que a efetividade organizacional integra inúmeros outros conceitos, tendoevoluído para um construto. A efetividade das organizações sem fins lucrativos é avaliadapela habilidade de realizar sua missão, definida socialmente. Assim, a efetividadeorganizacional, neste artigo, é alinhada a Burke (2009), McCann (2004) e Kushner (2000),tendo relação ao “negócio” (com ou sem fins lucrativos) no seu ambiente sendo consideradaem termos da sensibilidade da organização em relação ao seu ambiente de atuação,representando a capacidade de aprender a se adaptar e responder às demandas de mercado. Amissão de uma organização é um elemento norteador das suas questões estratégicas, trata-sede uma meta maior, da qual as demais são oriundas à sua existência no ambiente externo.Essa pesquisa é exploratória e descritiva, utiliza-se o método dedutivo e possui natureza qualiquantitativa.Como procedimentos metodológicos foi elaborado um construto com base nasdimensões de efetividade, definidas na literatura, a partir das quais foram construídos os itensdo questionário, respaldados pela avaliação de especialistas. Quanto aos resultados, os itensque apresentaram maior grau de discriminação são: 5, 14, 9 e 8; já, os itens com os menoresgraus de discriminação são 6, 10 e 16, consequentemente, são aqueles com os maiores errospadrão. Demonstrou-se a viabilidade de mensuração da efetividade organizacional deempresas TIC sob o ponto de vista do gestor com o uso da TRI por meio do ModeloSamejima de Resposta Graduada (SRG). A TRI permite avaliar a qualidade e propriedade decada item, colocados em uma mesma escala: itens e respondentes, o que não é possível emoutras ferramentas.

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