Formação, Desenvolvimento e Renovação das Competências Organizacionais de uma Empresa Brasileira de Prestação de Serviços de TI
Informações
Código: ESO2801
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias
Autores
Josué da Luz Dias, Grace Vieira Becker
Resumo
O fato de algumas empresas apresentarem de forma contínua resultados superiores aosde outras, do mesmo segmento, leva a crer que essas organizações possuem característicasúnicas, desenvolvidas ao longo de suas trajetórias históricas. Uma forma de estudar estefenômeno é utilizar a lente das competências organizacionais (CO´s) para reconstruir atrajetória da empresa, identificando as decisões e ações que definiram o rumo e a identidadeda organização até ela se tornar o que é hoje. A revisão bibliográfica construída por esteestudo, a partir dos principais autores da área de competências organizacionais, revela queexistem quatro grandes focos de interesse: formação e desenvolvimento das competências;declínio e obsolescência das competências no tempo; hierarquia entre competências e seuselementos constitutivos e, por fim, transformação e renovação das competências. Contudo,dentre os autores pesquisados, poucos são aqueles que contemplam em seus estudos, de formasimultânea, estas quatro áreas de interesse. Além disso, percebe-se que o conteúdodesenvolvido sobre o tema tem, aos poucos, adotado uma nova configuração. Oaprofundamento dos estudos sobre o papel das CO´s para a competitividade organizacional,tendo em vista a articulação de capacidades e recursos internos à firma, vem revelando anecessidade de uma nova perspectiva de análise: uma abordagem mais explicativa paradetalhar como esse processo se dá no ambiente organizacional. Muito embora se perceba estemovimento, observa-se uma carência de estudos empíricos que centralizem esforços paracaracterizar a composição das competências, seus elementos constitutivos e sua dinâmicarelacional (Quintana, Becker & Ruas, 2011). Observa-se ainda que os poucos esforços nestesentido são descritivos, complexos e exaustivamente extensos, exigindo dos pesquisadores umaprofundamento em dezenas de páginas antes de conseguirem compreender o que aconteceucom a empresa pesquisada e como ela se transformou ao longo do tempo. A partir destasreflexões esta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e representar a trajetória deformação, desenvolvimento e renovação das CO´s, e de seus elementos constitutivos, em umaempresa brasileira de prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI).A pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo-exploratório, foi o método científicoescolhido para este trabalho. Dentre as estratégias de investigação disponíveis, escolheu-seadotar o estudo de caso único com abordagem histórico-longitudinal.Como resultados, este estudo identificou as CO´s da empresa estudada, bem como oselementos constitutivos das competências nos diferentes períodos históricos da organização.Configura-se, desta forma, num instrumento metodológico para identificação, descrição erepresentação do processo de formação, desenvolvimento e renovação dessas competências.Acredita-se, assim, que o estudo poderá contribuir para o avanço das pesquisas sobre VisãoBaseada em Recursos (VBR), tornando o tema CO´s mais atrativo e aplicável, no meioacadêmico e empresarial.
Abrir PDF