Das Emergentes às Deliberadas: dinâmica do processo de formação de estratégias ao longo da internacionalização de empresas nordestinas
Informações
Código: ESO2590
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias
Autores
Erica Piros Kovacs, Walter Fernando Araújo de Moraes, Brigitte Renata Bezerra de Oliveira
Resumo
Estratégias deliberadas e emergentes podem ser concebidas como dois extremos de umcontinuum onde reside o mundo real das estratégias (MINTZBERG; 1978). Propõe-se que, aoingressarem no mercado internacional, as empresas estão sujeitas a um novo ambiente(PALÁCIOS; SOUZA, 2004), a princípio incógnito e dicotômico, predominantemente pormeio de estratégias emergentes. Com o passar do tempo, na medida em que o ambiente setorna menos desconhecido, torna-se possível a utilização de estratégias mais deliberadas.Nesse sentido, o objetivo do artigo é de analisar o processo de formação de estratégia emempresas internacionalizadas. Foram selecionadas como objetos de estudo, duas empresasproeminentes do agronegócio nordestino. O aporte teórico é constituído por questõesreferentes: a) ao processo de formação de estratégia; b) ao conteúdo; e c) ao contexto. Sãoapresentadas duas proposições, as quais subsidiam a análise dos dados empíricos: a)Proposição 1: ao ingressarem no mercado internacional, as empresas exportadoras tendem autilizar estratégias mais emergentes, por desconhecerem o ambiente do novo mercado. b)Proposição 2: ao longo do tempo, com o ganho de experiência internacional e maiorconhecimento de mercado, as empresas exportadoras tendem a utilizar estratégiaspredominantemente deliberadas, independentemente de produto, mercado ou modo deentrada. A pesquisa é caracterizada por um estudo de múltiplos casos de natureza qualitativa eabordagem exploratório-descritiva e cunho histórico. Optou-se pela utilização da teoriaadaptativa (adaptive theory), que enfatiza a importância da formulação de hipóteses teóricasanteriores à pesquisa com o objetivo de guiá-la (LAYDER, 1993; 1998). O critério de seleçãode empresas pressupõe ao menos cinco anos de experiência exportadora e visa identificaruma trajetória histórica, permitindo conhecer o comportamento da formação das estratégias aolongo do tempo. As empresas Netuno Alimentos S.A. e Queiroz Galvão Alimentos S.A.foram selecionadas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadasconcomitantemente à análise de documentos. A análise dos dados deu-se por meio da criaçãode categorias, de acordo com o conteúdo das entrevistas, e por meio do método decomparação constante, com auxílio do software Atlas.ti 5.5. Para cada categoria, foramdefinidas propriedades e dimensões dessas propriedades. Ao compararem-se os dois casos,notadamente há um processo de evolução no delineamento das estratégias deinternacionalização. No início, percebe-se que há uma tendência de adoção de estratégias decaráter predominantemente mais emergente ou guarda-chuva, onde se destaca a propriedadede baixa orientação por processos. Com o passar do tempo, o desenvolvimento das estratégiascaracteriza-se pelas propriedades de alta orientação por objetivos e processos e há a reduçãode interferências ambientais, à exceção de quando ocorrem acasos naturais ou mudanças nocenário cambial, que podem levar à adoção de estratégias emergentes pelo desconhecimentodo novo cenário causado por tal interferência.
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