EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Influência da Cultura Organizacional na Definição da Estratégia em Pequenas Empresas Familiares da Região do Vale do Sinos


Informações

Código: ESO2330
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias

Autores

Anderson Krielow, Moacir Rodrigues dos Santos

Resumo

O artigo insere-se no campo de conhecimento que estuda a estratégia empresarial e a culturaorganizacional, bem como, a obtenção de vantagem competitiva a partir de aspectos culturaisligados a empresa familiar. Este estudo de caso apresenta uma análise da influência dosaspectos culturais no processo de formulação e de implantação das estratégias em empresasfamiliares da Região do Vale do Sinos. Tendo como base algumas das principais teorias eabordagens sobre estratégia empresarial, cultura organizacional e gestão de empresasfamiliares. Apresenta-se de forma comparativa o estudo de caso de três empresas familiaresque possuem representatividade no segmento e uma forte ligação cultural família e empresa.O estudo destaca que a cultura de uma organização é decisiva quando relacionada à estratégia,ou seja, está presente no comportamento diário de todos os membros de uma organização.Todas as ações, pensamentos, definições e decisões são influenciadas de alguma forma, diretaou indiretamente, pela cultura organizacional, pois toda organização pública, privada,familiar, não-familiar, profissionalizada ou não tem uma cultura instituída. Alguns autoresainda destacam que a cultura organizacional apresenta-se como identidade, imagem oupersonalidade da organização, ou que pode ser originada pelas pessoas e moldada pelaempresa. Além disso, auxilia na identificação e na orientação do pensamento, planejamento edas ações estratégicas baseadas na estrutura organizacional, ou seja, valores, princípios,políticas entre outros aspectos. Direciona, também, as ações da empresa com a finalidade deobter uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, embora tais decisõesestratégicas estejam presentes, na maioria das empresas, no topo da hierarquia,consequentemente, elas podem influenciar nas atitudes dos colaboradores. Evidencia-se queeste estudo compara o método utilizado para formular e implantar as estratégias, a fim dedescobrir como os aspectos culturais influenciam nesses processos em empresas familiares.Foi possível verificar que existem inúmeras semelhanças entre as organizações pesquisadas,que vão desde as características culturais até o método de gestão. Esses aspectos são, pois,herdados da família e disseminados na empresa pelo fundador. Nesse sentido, a cultura nãopode ser comparada a um ativo físico, ela deve ser entendida como um conjunto integrado deprincípios, valores, normas e crenças que refletem no comportamento e nas ações da empresa.Destaca-se que as três empresas possuem aspectos culturais que são consideradosdeterminantes e fazem parte dos processos estratégicos como limitadores; como imagem,modelo de comportamento e ações; como postura de inovação; bem como caracterizam aidentidade das empresas. O estudo de caso mostrou ainda que valores, princípios, normas ecrenças foram constituídos ao longo do tempo, tendo como base os valores familiares. Elesdependem de um conjunto integrado de medidas, processos, atividades e pessoas que sedesenvolvem ao longo do tempo, de acordo com o tipo de negócio e rumo seguido pelasorganizações e do comportamento e das ações que influenciam nas estratégicas das empresas.

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