EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Influência do Processo Estratégico nas Mudanças Referentes ao Conteúdo Estratégico da Agroindústria Paranaense


Informações

Código: ESO2310
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias

Autores

Nicole Maccali

Resumo

O objetivo da pesquisa apresentada nesse artigo foi compreender de que forma o processoestratégico e as relações entre seus fatores influenciam nas mudanças de conteúdo estratégico daagroindústria paranaense. O estudo justifica-se pela contribuição que pode oferecer para o avançodo conhecimento no campo da estratégia, em específico conteúdo e processo estratégico, pois,como afirmam Chakravarty e White (2002), pouco se sabe sobre como os processos afetam asestratégias. Considerando que as pesquisas sobre o processo estratégico tratam mais sobre oprocesso em si e menos sobre a estratégia, tratando apenas de uma pequena parcela do que sepode considerar como estratégia. A pesquisa foi desenvolvida à luz da Teoria Contingencial emque as organizações se constituem de relações que se instituem no tempo e no espaço, comcaracterísticas e qualidades únicas, formando assim um processo estratégico para sua realidadeorganizacional. Neste estudo o processo estratégico refere-se à “forma como as estratégias sãoeficientemente elaboradas, validadas e implementadas nas empresas, por meio da gerência, emque se visa à utilização eficiente do processo administrativo para elaborar e implementar boasestratégias” (CHAKRAVARTHY e DOZ, 1992); e o conteúdo estratégico se refere a “quaisprodutos e tecnologias a empresa irá desenvolver, onde e para quem os produtos serão vendidos ecomo a empresa obterá vantagem sobre os concorrentes” (ANSOFF, 1991, p. 96). O estudo decasos realizado tem natureza qualitativa descritiva, corte transversal com avaliação longitudinal,usou de análise de conteúdo para a leitura dos dados obtidos de entrevistas e documentos. Osdados mostraram que as agroindústrias pesquisadas apresentam posicionamentos estratégicossemelhantes, ou seja, todas estão investindo na agroindustrialização de seus produtos básicos.Com a finalidade de agregar mais valor a sua produção primária, além de diversificar as suasatividades. No que tange ao conteúdo estratégico as escolhas tem seguido três orientações: escala(produtos commodities); diferenciação; e produtos com valor agregado (industrializados) e comisso atingir novos mercados. Percebeu-se nas agroindústrias pesquisadas que o perfil dosgestores, evidenciados principalmente em duas organizações, que tiveram troca dos gestores comnível de escolaridade e especialização superior. Demonstrando, nesses casos que aprofissionalização dos gestores, entre outros, é um dos principais influenciadores das mudançasna estratégia das organizações pesquisadas. Desse modo, concluiu-se que dentre os fatores doprocesso estratégico analisados há convergência entre os dados obtidos das agroindústriaspesquisadas.

Abrir PDF