Impacto das Etapas do Processo de Administração Estratégica como Antecedentes do Desempenho em Micro e Pequenas Empresas
Informações
Código: ESO1610
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias
Autores
Cid Gonçalves Filho, Henrique Cordeiro Martins, Vera Helena Lopes, Gustavo Quiroga Souki
Resumo
No cenário econômico brasileiro, muito do que se produz é de responsabilidade das micro epequenas empresas. Sob diversos aspectos, as micro e pequenas empresas se destacam pelacriação de empregos, pela formação do PIB (Produto Interno Bruto), pela geração de renda e acapacidade de adaptação às necessidades do mercado com agilidade e flexibilidade.Entretanto, o crescimento do porte dessas organizações, normalmente, implica em incrementoda sua complexidade estrutural. Nesse sentido, independentemente do porte ou tipo denegócio, a noção de estratégia tem sido objeto de reconhecimento cada vez mais frequente nomercado de atuação das empresas. A estratégia empresarial surge como um conjunto deconceitos e modelos com a finalidade de munir a empresa de ferramentas para resposta àsdemandas ambientais. O processo de administração estratégica, por sua vez, envolve análisedo ambiente, estabelecimento de diretrizes, formulação da estratégia, implementação daestratégia e controle estratégico. Estudos realizados pelo SEBRAE demonstram que as microe pequenas empresas formulam suas estratégias de acordo com a percepção dosempreendedores diante das reações do mercado. Mas, se de um lado os empreendedoresencontram dificuldades para implementar o processo de administração estratégica em suasempresas, de outro, tal processo quando bem administrado pode proporcionar um melhordesempenho, competitividade e sobrevivência no mercado de atuação dessas organizações.Dessa forma, o objetivo desse artigo foi verificar o impacto das etapas do processo deadministração estratégica como antecedentes do desempenho das micro e pequenas empresas,a partir da validação de escalas que mensurem a intensidade das etapas do processo deadministração estratégica; e do teste de um modelo teórico estrutural que identifique asrelações e impactos dessas etapas como antecedentes do desempenho das micro e pequenasempresas. A pesquisa foi organizada em duas fases, sendo a primeira, de caráter qualitativo eexploratório, visou estudar o fenômeno para a identificação de variáveis. Foi realizada atravésde entrevistas semi estruturadas com especialistas da área de Estratégia. A segunda fase, denatureza quantitativa, teve como objetivo validar os instrumentos e testar o modelo estruturalproposto, por meio de uma pesquisa do tipo survey. O questionário foi aplicado em micro epequenas empresas nas 57 microrregiões consideradas pelo SEBRAE em todo o Estado deMinas Gerais. A amostra constou de 378 respondentes. Após validação das escalas, realizadospor métodos estatísticos, os resultados apontam que no modelo estrutural testado, as etapas doprocesso de administração estratégica explica 41% o desempenho das empresas pesquisadas,tendo as etapas planejamento e controle os maiores pesos no desempenho. Com base nomodelo, conclui-se que este trabalho contribui para desenvolvimento de pesquisas quebuscam explicar o desempenho das empresas, em especial no que se refere à administraçãoestratégica. Também indica importantes recomendações gerenciais, já que somente asestratégias deliberadas impactaram no desempenho.
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