A RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO MULTI-CASO NO SETOR DE HOSPEDAGEM (POUSADAS) DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC)
Informações
Código: ESO1290
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias
Autores
Carlos Ricardo Rossetto, Adriana Marques Rossetto, Miguel Angel Verdinelli, Carlos Eduardo Carvalho
Resumo
A pesquisa teve como objetivo relacionar ambiente organizacional e comportamentoestratégico na percepção dos gerentes de pousadas, optando-se pela abordagem quantitativacom estratégia de pesquisa survey. A amostra compreendeu 122 estabelecimentos da grandeFlorianópolis, Santa Catarina. Utilizou-se estatística descritiva quando somente se considerouum fator, analisando-se a distribuição das frequências com o software Excel®. Na análise edescrição simultânea de dois ou mais fatores foram utilizados métodos exploratóriosmultivariados com o software STATISTICA®. Como resultado identificou-se que os gerentesdas pousadas percebem o ambiente estático-simples para o fator “Embratur”; analisam commais frequência, quando da tomada de decisões, os fatores “política” e “tecnologia”; e, osfatores percebidos com maior intensidade se referem à “legislação” e “sociais” enquanto amenor se verifica para “Embratur” e “fornecedores”. Em relação ao comportamentoestratégico adotado pelos gestores das pousadas não houve predominância de qualquer umdeles. Considerando a associação de variáveis foi identificado que a variável de controlenúmero de funcionários é associada positivamente ao comportamento estratégico analista. Asempresas que percebem maior intensidade de mudanças nos fatores “tecnologia”,“concorrentes” e “fornecedores”, adotam também comportamento analista; as que percebemno fator “política” apresentam comportamento defensivo; as empresas que percebem no fator“Embratur” possuem comportamento reativo. O estudo não conseguiu identificar claramentequal é o comportamento predominante utilizado pelos gerentes das pousadas, ficando asposturas analista, defensiva e reativa com percentuais muito próximos. Isto de certa forma éum resultado que demanda novas pesquisas já que para uma amostra formadapredominantemente por microempresas a postura mais esperada seria a prospectora. Arelevância deste trabalho está em trazer novas evidências empíricas ao entendimento de comoas organizações interpretam seus ambientes e se comportam para a busca constante decrescimento em seus setores de atuação. Como contribuição prática apresenta aos gestores depousadas fatores do ambiente organizacional relevantes para a tomada de decisão, bem comoos instiga a uma reflexão sobre a relação entre as suas características internas e a opção decomportamento estratégico adotado.
Abrir PDF