Mudança e Adaptação Estratégica numa Empresa Familiar: um Estudo de Caso no Ramo Supermercadista
Informações
Código: ESO1158
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias
Autores
Martinho Luís Kelm, Eduardo Schorr
Resumo
As pequenas e médias empresas são destacadas na literatura como aquelas quepossuem grande flexibilidade, capacidade empreendedora (Borini & Sadzinski, 2004) esimplicidade em suas operações, podendo, assim, adaptar-se às transformações conjunturaisde seu ambiente. As estratégias adotadas por uma empresa não dependem exclusivamente doseu planejamento. Além das estratégias não estruturadas que surgem e são implantadas deacordo com a evolução dos negócios, existem também os fatores externos que influenciamdiretamente nas estratégias adotadas pelas empresas. Algumas dessas estratégias são desobrevivência, outras, decorrentes da visão dos gestores de oportunidades os quais investemseus esforços em algo que não havia sido planejado. A finalidade principal deste estudo éestabelecer um diálogo entre o processo de mudança e adaptação estratégica e a experiêncianos Supermercados Beta de Getúlio Vargas/RS, identificando e analisando as estratégiasenvolvidas nas mudanças organizacionais, à luz das ações empreendidas pelos sóciosgestores.A investigação caracteriza-se como estudo de caso singular, de natureza qualitativa.Esta empresa apresenta exemplos práticos de períodos com estratégias clássicas, outros deestratégias evolucionárias. Destaca-se em seu município e micro-região pela inovação,credibilidade e crescimento sólido. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas asseguintes técnicas de coletas de dados: entrevista e pesquisa bibliográfica. A construção dotrabalho foi procedida por meio de um estudo de caso do tipo descritivo, realizado numahistórica e interpretativa. Observa-se em algumas ocasiões que as estratégias surgem comoresultado de planos elaborados numa perspectiva racional, em outras, observa-se a influênciado ambiente e ainda, àquelas em que as diferenças individuais de interesses, e limitaçõescognitivas impedem a emergência de planos únicos elaborados. Percebeu-se que estaorganização, constantemente busca se adequar as necessidades de mercado bem como suasnecessidades internas. Portanto, tanto os ambientes externo e interno podem ser citados comofatores geradores de diversas mudanças ocorridas. Verificou-se neste estudo, 3 períodosestratégicos na empresa, sendo que estes acumularam 15 eventos críticos. Percebeu-se queesta organização busca constantemente adequação às necessidades de mercado bem comosuas necessidades internas. Tanto os ambientes externo quanto interno podem ser citadoscomo fatores geradores de diversas mudanças ocorridas. O estudo demonstrou queindependente do modelo de estratégia adotado, é necessário conhecer os ambientes, para quehaja na prática um planejamento que auxilie a organização a adequar seus ambientes que ésempre mutável, dinâmico e imprevisível. A empresa estudada demonstra ser uma empresaaberta, dinâmica e que tem visão de mercado. Observa não só tendências econômicas eambientais, mas também, buscando ter controle das ações de seus concorrentes e, muitasvezes forçando o ambiente externo a se adequar as decisões internas, que culminam por geraruma nova tendência estratégica mercadológica.
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