EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Alinhamento Entre a Estratégia e as Competências Organizacionais: o Caso de uma Empresa Nacional Líder do Segmento de Revestimentos Cerâmicos


Informações

Código: ESO964
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias

Autores

Marinaldo de Brida, Jair Nascimento Santos

Resumo

O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir o alinhamento entre asestratégias empresariais e as competências organizacionais. Considerando-se a importânciadeste tema para as organizações, este trabalho teve como questão principal responder comoacontece o alinhamento entre a estratégia e as competências organizacionais. Muitos autoresdefendem que para os mecanismos de gestão resultarem em vantagem competitiva, a gestãoestratégica da empresa deve estar alinhada a um sistema de gestão de pessoas porcompetência. Desta forma, o conceito de competência assumiu relevância por estabelecerrelações entre a estratégia, as funções críticas, as competências essenciais da organização e ascompetências individuais. Este alinhamento entre a estratégia e as competências torna aempresa mais homogênea em seus objetivos presentes e futuros, pois o funcionário, desde onível mais operacional, estará ciente das metas de seu cargo e terá uma visão mais ampliadado negócio da organização e da importância de sua atividade para que a empresa obtenhasucesso (ZARIFIAN, 2001). Neste processo, desenvolve-se uma visão mais objetiva dopotencial dos funcionários, indispensáveis para as organizações com seus conhecimentos,habilidades e atitudes. As pessoas deixam de ser apenas recursos e passam a ser vistas comoindivíduos e, cada vez mais, se voltam para o desenvolvimento de suas competências. Paraisto, foi importante entender como conseguir o envolvimento e participação dos funcionáriosna gestão estratégica, e também entender se a visão deles sobre o programa de gestão porcompetências influencia neste alinhamento. A coleta de dados foi realizada medianteaplicação de questionários, análise de documentos, registros organizacionais e realização deentrevistas semi-estruturadas com os funcionários que compõe a equipe responsável peloplanejamento estratégico da empresa e pelo sistema de gestão de pessoas por competência. Oquestionário aplicado foi elaborado com vinte e seis frases para o respondente decidir sobreseu nível de concordância no formato de escala Likert, variando de 1 a 5 (de discordototalmente a concordo totalmente). A empresa contava em 2009 com 2510 funcionários,sendo 70% do nível operacional. Foram enviados questionários a 334 funcionários de todos osníveis e áreas da empresa, sorteados de forma aleatória a partir do número de matrícula naempresa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o superintendente deplanejamento estratégico (SPE) e a gerente de recursos humanos (GRH) com o objetivo deobter informações sobre o ambiente da empresa e entender o funcionamento das áreas deplanejamento estratégico e recursos humanos. A partir do referencial teórico e da experiênciada empresa estudada, este trabalho identificou as características da empresa e seu ambienteorganizacional para promover o alinhamento entre estratégias e competênciasorganizacionais. Apresentou também a importância do desenvolvimento das competênciasessenciais, que resultam em um desenvolvimento organizacional, o qual ocorre com otreinamento dos funcionários e crescimento de suas respectivas competências individuais.

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