"Managerialism" na Gestão Universitária: Dilemas dos Gestores de Instituições Privadas
Informações
Código: ESO620
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 02 - Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias
Autores
Victor Meyer Jr., Bernardo Meyer
Resumo
As instituições de educação superior em muitos países estão sendo desafiadas pelas inúmerasmudanças impostas pelo seu ambiente de atuação. No Brasil esta realidade é representada peloaumento do número de instituições de educação superior (IES) brasileiras e a chegada de gruposestrangeiros dispostos a investir no setor. Este acirramento da competição tem levado muitasinstituições a buscarem maneiras próprias de se relacionarem com seus alunos e a sociedade. Istoenvolve a busca de maior eficiência e desempenho o que têm feito com que muitas instituiçõesincorporem novas práticas gerenciais, muitas das quais simples transplantes do mundo corporativo,caracterizando a chamada “corporativização”. Porém, ainda há poucas evidências empíricas daefetiva contribuição ao desempenho das organizações educacionais, em particular para a áreaacadêmica das instituições. No Brasil este fenômeno ainda é recente e, por isto, seus efeitos aindasão desconhecidos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o impacto da adoção de práticasgerenciais, de origem empresarial, identificadas como “managerialism” na gestão acadêmica deuma instituição de educação superior. O referencial teórico trabalho fundamenta-se nascontribuições de autores que tratam das organizações educacionais como sistemas complexos e oseu gerenciamento como Cohen e March (1974), Baldridge (1971) Weick (1976; 1982), Keller(1983) e Mintzberg (2004; 2007). Com este estudo espera-se também contribuir novos elementosque subsidiem o debate a respeito da aplicabilidade e eficácia de práticas gerenciais corporativas eminstituições de educação superior. A metodologia utilizada no estudo é a de estudo de caso, baseadaem pesquisa qualitativa, e realizada no Centro Universitário Gama, organização pertencente àempresa educativa Gama Investimentos. O estudo se utilizou de dados primários e secundários. Osdados primários foram obtidos por meio de observação não participante e de entrevistas informaiscom diretor acadêmico e coordenadores de cursos e um grupo de professores da instituição. Osdados secundários foram coletados junto a documentos da organização foco do estudo e materialdivulgado na imprensa e mídia eletrônica. Os principais resultados indicam que as limitações dasabordagens empresariais de gestão quando aplicadas à área acadêmica. A ausência de teoriaspróprias e de maior profissionalização da gestão acadêmica tem motivado gestores de empresaseducacionais a importarem abordagens gerenciais do setor empresarial, sem a necessária adequaçãoàs especificidades das organizações educacionais. Estas são muito complexas para seremgerenciadas por ferramentas racionais. Destaca-se a necessidade dos gestores se utilizem demodelos criados ou adequados para sistemas complexos. De outra forma se estará gastando recursosescassos e preciosos sem atingir a eficácia esperada, gerando frustrações e desapontamentos entregestores e stakeholders. Finalmente é ressaltado que o desempenho de uma organizaçãoeducacional resulta de um grande número de variáveis tangíveis e intangíveis que se mesclamdificultando a medição dos resultados e do valor agregado aos indivíduos e sociedade.
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