EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


QUAIS SÃO AS PRIORIDADES AXIOLÓGICAS DOS DOCENTES DE IES? UMA SURVEY SOBRE A HIERARQUIZAÇÃO DE SEUS VALORES PESSOAIS


Informações

Código: EPQ2985
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 10 - Temas Livres

Autores

Marcello Vinicius Doria Calvosa, Pedro Luis Charney Silva, Fernando Antonio Ribeiro Serra, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Resumo

O objetivo principal do trabalho foi identificar os tipos motivacionais e a hierarquia de valoresdos docentes de IES da amostra pesquisada. Como objetivos específicos foram traçados asações de (i) analisar as diferenças entre as prioridades axiológicas dos docentes em relação agênero, idade e titulação acadêmica e (ii) verificar as hipóteses geradas a partir de pesquisassecundárias e da revisão bibliográfica sobre o tema valores. Para tal, foi utilizado uminstrumento de coleta de dados composto de um formulário sócio-demográfico deidentificação dos respondentes e do questionário SVS - Inventário de Valores de Schwartz,adaptado e validado no Brasil, em uma survey. Uma pesquisa bibliométrica preliminarpermitiu identificar a principal referência contemporânea utilizada sobre valores; descobrir asua divulgação em Ciências Sociais e identificar quais são os autores mais importantes paracompor a revisão bibliográfica. A questão de pesquisa investigada foi: quais são os valorespessoais e as prioridades axiológicas dos docentes de IES? Prioridades axiológicas sãohierarquizações dos valores mais fortes dos indivíduos, ou seja, os valores que possuem maiorgrau de importância em sua vida, criando um ordenamento entre o que é primário e o que ésecundário para o indivíduo. As principais conclusões foram: (i) que o perfil axiológico dosdocentes de IES é formado pelos tipos motivacionais mais fortes Autodeterminação e aBenevolência, confirmando hipóteses da pesquisa. Como tipos motivacionais mais fracos osdocentes apresentam o Poder e a Estimulação; (ii) que os valores dos professores de IES osorientam para terem comportamentos autodeterminados, independentes, serem curiosos,prestativos, responsáveis e indulgentes, buscarem liberdade, criatividade e verem o trabalhocomo uma forma de ganhar dignidade. Esses são os valores mais expressivos dentro dos seustipos motivacionais predominantes e poderão prever comportamentos desse profissionais; (iii)professores rejeitam ter excessiva autoridade, controlar pessoas, buscar riquezas e vaidadecomo foco na vida, ter uma vida excitante e serem audaciosos. Contribuição prática dapesquisa mostrou que se pode hierarquizar os valores pessoais dos docentes de IES e verificarsuas prioridades axiológicas, o que irá permitir predizer o comportamento do docente naanálise da pré-disposição para a adoção de novas formas de ensino, nas facilidades para o usode metodologias de avaliação contemporâneas, nas possibilidades de maior ou menorresiliência para mudanças na didática de ensino, bem como desenvolver mudanças estruturaisque sejam aceitas com mais facilidade pelas instituições para os professores.

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