EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Perfil da Pesquisa Acadêmica sobre Jogos de Empresas entre 2001 e 2010


Informações

Código: EPQ1318
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 10 - Temas Livres

Autores

Gustavo da Silva Motta, Daniel Reis Armond de Melo, Murilo Alvarenga Oliveira, Rogério Hermida Quintella, Pauli Adriano de Almada Garcia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o perfil da pesquisa acadêmica sobre jogos de empresas noperíodo de 2001 a 2010. Observa-se, por um lado, o crescente interesse por jogos deempresas, tanto em termos de aplicação, quanto em termos do interesse de pesquisas sobreseu uso em diversos países. Por outro lado, entretanto, ainda verifica-se um baixo volumeabsoluto de produção científica na área. Este contraste sugere a análise da produção na área,para um maior entendimento da sua dinâmica. Para concretizar esta proposta, optou-se pelautilização do método Research Profiling (Perfil de Pesquisa), que amplia o escopo dabibliometria, pelo exame de palavras, aplicando a mineração de texto. O procedimentometodológico passou, na sequência, pela identificação da questão de pesquisa; seleção dasfontes de informação; refinamento da busca e recuperação de dados; limpeza dos dados;análises básicas e avançadas; e representação e interpretação. Seguindo esses passos, apesquisa obteve alguns resultados que assumiram forma de lista de frequências, matrizes egráficos de tendência. Adicionalmente a essas análises básicas, ferramentas de correlação eanálise fatorial foram utilizadas para identificar clusters e produzir mapas. Especificamente,estão apresentados no texto, como resultado, os seguintes itens: os autores mais produtivos, ossubstantivos mais frequentes nos títulos de seus trabalhos e o periódico no qual a maior partede sua produção é publicada; os autores mais referenciados, ordenados pelo número de artigosque os referencia; as instituições mais produtivas, sua localização e seus principais autores; aparticipação relativa dos países nas publicações sobre jogos de empresas, no períodoestudado; o volume por ano de publicação das referências utilizadas; a rede de co-autoriaentre os autores que tem quatro ou mais artigos publicados; e a formação de clusters por meiodas referencias utilizadas. Partindo-se de tais resultados, foi possível chegar a algumasconsiderações sobre a produção científica sobre jogos de empresas nos últimos dez anos.Observou-se: que os autores mais produtivos também são os mais referenciados; uma baixainteração (co-autoria) entre os autores; que as instituições mais prolíficas na área de jogos deempresa o são pela produção individual de seus principais autores, com baixa interação intrainstitucionalnessa linha de pesquisa; que a produção acadêmica na área é concentrada empoucos países, com grande participação relativa dos EUA; e que as bases teóricas de trabalhosrecentes na área de jogos de empresas possuem referências com grande amplitude temporal,do início do século XX ao primeiros anos do século XXI.

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