Co-Autoria em Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade no Brasil: Uma Década em Análise
Informações
Código: EPQ2001
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 09 - Estudos Históricos, Reflexivos ou Críticos sobre as Áreas de Administração e Contabilidade
Autores
Kenny Basso, Lélis Balestrin Espartel, Joana Boesche Tomazelli, Ana Rita Catelan Callegaro, Monize Sâmara Visentini
Resumo
Todos os autores que assinam um artigo são co-autores entre si (MORRIS; GOLDSTEIN,2007), sendo que dois autores que sejam co-autores em um ou mais artigos são autores emcooperação ou colaboração (GLANZEL, 2002). Uma das principais tendências verificadasnos últimos anos é o aumento da colaboração científica, caracterizada pela co-autoria. Muitosautores destacam a importância do tema e indicam o crescimento da co-autoria na produçãoacadêmica. Entretanto, em âmbito nacional, nenhum trabalho considerou a análise de coautoriano campo da Administração. Com base nisso, este estudo, de caráter bibliométrico,analisou os artigos publicados em co-autoria nos anais dos congressos promovidos pelaANPAD no período entre 2001 e 2010, perfazendo 12 eventos: 10 Encontros da ANPAD(EnANPAD) e 2 Encontros de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade(EnEPQ). Ao total foram investigados 778 trabalhos. De uma forma geral, nota-se que grandeparte dos trabalhos conduzidos em Administração no Brasil, na última década, utiliza a coautoria.Quanto ao formato dos artigos, observa-se que a co-autoria prevalece nos estudosempíricos, enquanto os estudos teóricos são desenvolvidos, em sua maioria, por um únicoautor. No caso dos trabalhos teóricos, elaborados em co-autoria, nota-se, em média, umnúmero menor de autores do que em trabalhos empíricos. Dentre os empíricos realizados emco-autoria, também há diferenças significativas, sendo que os trabalhos quantitativosapresentaram uma média de autores superior a dos artigos qualitativos. Em artigosquantitativos, predominam co-autorias de autores vinculados a diferentes Instituições deEnsino Superior (IES), localizadas em distintas unidades da federação. Já os de abordagemqualitativa são elaborados, predominantemente, por co-autores pertencentes a um mesmoestado, porém de diferentes IES. Também foi realizada uma análise da rede formada pelas197 IES identificadas, fazendo considerações sobre a sua densidade, distância geodésicamédia, centralização e proximidade entre os elos. Verificou-se que a USP possui 51 laços narede, sendo a instituição com maior número de relacionamentos de autoria externos. Em outroextremo, a UFLA apresentou a menor quantidade de relacionamentos entre as instituiçõescom maior participação na rede. Acrescido a estas análises, discussões e considerações arespeito da co-autoria em Administração também são apresentadas no artigo, a fim depromover o incremento da troca de experiências entre pesquisadores e professores. Sugestõesde pesquisas futuras são propostas.
Abrir PDF