EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Demanda e Oferta na Pesquisa Científica: os Periódicos Nacionais Suprem as Necessidades dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis?


Informações

Código: EPQ3026
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 08 - O Contexto Institucional do Ensino e da Pesquisa

Autores

José Alonso Borba, Flávia Cruz de Souza, Carolina Aguiar de Souza

Resumo

A dificuldade enfrentada pelos pesquisadores da pós-graduação em Ciências Contábeis temaumentando, entre outros fatores, em decorrência da pontuação em periódicos exigida pelaCAPES para que o pesquisador continue no programa e/ou para que o programa continuesendo satisfatoriamente avaliado. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entredemanda e oferta de pontos da produção científica para a área de Ciências Contábeis notriênio 2007-2009, ou seja, verificar se os pontos ofertados pelos periódicos científicospresentes na classificação do Qualis são suficientes para uma boa avaliação dos atuaisprogramas de pós-graduação em Ciências Contábeis e de seus respectivos docentes. Do totalde 837 periódicos, 544 eram periódicos nacionais, representando 65%. A partir disso, foramdivididos em dois grupos: (i) revistas da área sobre Contabilidade (15 revistas); e (ii) revistasda área que não são especificas, mas que também publicam artigos sobre Contabilidade (41revistas), ou seja, que possuíam no seu escopo/foco/objetivo palavras-chave relacionadas comcontabilidade, controladoria, finanças e/ou auditoria. Das revistas do primeiro grupo, foramconsiderados que todos os artigos eram de temas da área contábil. No segundo grupo, foiconsiderada a média trienal dos artigos da área relacionados com contabilidade. Assim, 56periódicos nacionais se enquadraram na área de Contabilidade. A quantidade média de artigossobre Contabilidade que foram publicados no triênio foi multiplicada pelo estrato doperiódico correspondente (A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5). Esse total se traduziu na quantidadede pontos ofertados pelos periódicos no triênio passado. A demanda de pontos foi calculada apartir da quantidade de docentes vinculada em cada programa de pós-graduação em CiênciasContábeis multiplicado por 150 (pontos necessários por docente por triênio para que oprograma seja considerado muito bom). Os resultados demonstram que a demanda de pontosfoi maior quando comparada com a oferta, uma vez que seriam necessários 37.650 pontos,mas somente 23.490 foram efetivamente ofertados pelos periódicos. A análise também foifeita sem considerar “potenciais concorrentes”, ou seja, que existem muitos autores que nãosão docentes de programas de pós-graduação em Ciências Contábeis (pesquisadores de outrasáreas, mestrandos, doutorandos). Por outro lado, as co-autorias teriam um efeito inverso.Apesar desses efeitos, este estudo demonstra que a pontuação das revistas especificas decontabilidade, somadas aquelas da grande área que eventualmente publicam artigos sobrecontabilidade são insuficientes para a geração dos pontos necessários para que os programasobtenham conceito muito bom pela CAPES. Para que isso pudesse acontecer, serianecessário: 1) que os pesquisadores desses programas publicassem em periódicosinternacionais de contabilidade e/ou 2) que mais revistas da área fossem avaliadas e incluídasno Qualis e/ou 3) que os conceitos (extratos) das revistas já existentes no Qualis fossemaumentados.

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