EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Programas de Pós-graduação em Contabilidade: Análise da Produção Científica e Redes de Colaboração


Informações

Código: EPQ334
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 08 - O Contexto Institucional do Ensino e da Pesquisa

Autores

Harley Almeida Soares da Silva, Diane Rossi Maximiano Reina, Sandra Rolim Ensslin, Donizete Reina

Resumo

A produção científica e sua divulgação à comunidade científica por intermédio da publicaçãoem periódicos ou eventos são importantes meios de construção e disseminação deconhecimentos (MARION, MARION, 1998). Como fonte de construção de conhecimento, asinstituições de ensino superior representam o campo perfeito para o avanço da ciência. Nesseambiente destacam-se os programas de pós-graduação como instrumento para a formação depesquisadores que irão gerar e disseminar novos conhecimentos (LEITE FILHO, 2006). Nestecontexto a formação de redes de colaboração entre pesquisadores de uma mesma instituiçãoou de várias instituições representa um importante meio, por possibilitar aos pesquisadores ocompartilhamento de informações, conhecimentos e tecnologias (CRUZ et al. 2010;BEUREN et al., 2009; ESPEJO et al., 2009; WALTER et al., 2009; KUHN, 1970). Diantedisso este estudo tem por objetivo mapear as redes de colaboração científica, em periódicos,dos docentes vinculados aos programas de Pós-Graduação em Contabilidade no triênio 2007-2009, identificando a quantidade de atores, vínculos, interações e grau de centralização dasredes de colaboração dos programas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagemqualitativa e quantitativa do problema, o procedimento técnico adotado é a pesquisadocumental, utiliza-se de dados secundários, uma vez que as informações foram extraídas doCurrículo Lattes dos docentes. Para a construção e análise das redes de colaboração científica,foi utilizado o software UCINET® 6 e para o cálculo dos coeficientes de Correlação dePearson entre as variáveis de pesquisa utilizou-se o software SPSS 19. Em linhas gerais osresultados evidenciam uma evolução nas redes de colaboração científica em todos osprogramas no triênio 2007-2009. De forma pontual contatou-se que: os programas da USP eda FURB possuem as melhores médias de quantidade de atores; há uma tendência evolutivados programas FUCAPE, FURB, PUC SP, UFBA, UFPE, UFRJ, UFSC e UNISINOS no quediz respeito à quantidade de vínculos das redes de colaboração; 39% dos programasapresentaram evolução na quantidade de interações, com destaque para a FURB, no períodode 2007 e 2009, e para a UFSC, no ano de 2008; no que se refere ao grau de centralização dasredes de colaboração, a instituição que possui a menor média é a USP e a maior é a UFRJ; e,ao analisar de forma conjunta a quantidade de interações e a quantidade de vínculos, osprogramas que se destacam são a FUCAPE, a UFSC e a UFBA. Cabe enfatizar que osprogramas que se destacaram em quantidades de atores em suas redes de colaboraçãocientífica também são os que apresentaram maior média de pontos no Qualis/ CAPES, sendoa USP, em 2007, com 165,29, e, em 2008, com 120 pontos, e a FURB com uma média de113,75 pontos, em 2009. Sendo assim, conclui-se que a maioria dos programas temcontribuído para a evolução das pesquisas e publicações científicas na área contábil, e, paratanto, tem-se utilizado de parcerias colaborativas no desenvolvimento de suas pesquisas. Noentanto, essa contribuição poderia ser maior tendo em vista que se observa a concentração depublicações em um número reduzido de docentes.

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