EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Competências do Gestor em Contexto Internacional: Estudo Sobre sua Inserção no Currículo de Cursos de Administração Brasileiros


Informações

Código: EPQ1639
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Adriana de Faria e Sousa, Valdir Machado Valadão Júnior

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar em que medida as ementas dos cursos brasileiros degraduação em Administração inserem o desenvolvimento de competências necessárias aogestor que pretende assumir designações internacionais. Para isso, foi selecionada umaamostra de 24 Instituições de Ensino Superior – IES -, que obtiveram conceito cinco noExame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e na avaliação in loco realizadapelo Ministério da Educação e Cultura. Foi utilizada a análise de conteúdo clássica, com basenas ementas desses cursos, desenvolvida a partir da definição de parâmetros que tiveramcomo base os resultados de um questionário aplicado junto a brasileiros que trabalham noexterior (SOUSA et al., 2010) e dos estudos de Echeveste e outros (1999) e McCall eHollenbeck (2003). O trabalho teve como núcleos teóricos: (1) estudos sobre expatriação(BLACK, MENDENHALL e ODDOU, 1991; JOLLY, 1996; BLACK e GREGERSEN,1999; CALIGIURI e DI SANTO, 2001; BUENO, DOMINGUES e DEL CORSO, 2004;McCAUGHEY e BRUNING, 2005; HOMEM e DELLAGNELLO, 2006; LESSA et al.,2008; PEREIRA, PIMENTEL e KATO, 2004; GONDIM et al., 2009; SEBBEN, 2009); (2)estudos sobre competências (ZARIFIAN, 2001; FLEURY e FLEURY, 2001, LE BOTERF,2003; DUTRA, 2004; RUAS, 2005) e (3) Diretrizes Curriculares Nacionais (NICOLINI,2003; NUNES e BARBOSA, 2003). Foram avaliadas 1.324 ementas, sendo que em 622(46,97% do corpus) foi possível identificar algum tipo de aderência às competênciaspropostas neste estudo. Também foram estudadas disciplinas específicas sobre Negóciosinternacionais. Em linhas gerais, observou-se que cerca da metade dos cursos avaliadospossuem indicativos de que as competências estariam sendo desenvolvidas junto aosdiscentes. Em resumo, destaca-se que as cinco competências com maior número de ementasidentificadas, de acordo com os parâmetros propostos foram: visão estratégica, capacidade dedecisão, capacidade de correlação de fatos com importância para a empresa, negóciosinternacionais (que não chega a ser competência, mas merece importância e destaque aqui) ecapacidade para tratar com culturas diversas. Destaca-se que, embora essa última tenharelação direta com o trabalho de um gestor no contexto internacional, ela apresenta umnúmero menor de ementas que as outras, o que indica espaço para que alguns conteúdospossam ser repensados diante de mudanças sociais e da necessidade cada vez maior damobilidade na carreira dos profissionais brasileiros (FREITAS, 2006; GIALAIN, 2009;SEBBEN, 2009). Conclui-se que os cursos brasileiros de administração parecem contemplarem suas ementas a aprendizagem das competências que ajudam a capacitar um gestor paratrabalhar em um contexto internacional, mas isso deve somar-se a outras experiênciasprofissionais e pessoais.

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