EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Mudanças Estratégicas em um Programa de Pós-Graduação em Administração entre 1975 e 2010


Informações

Código: EPQ1394
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Aline Grams Land, Islania Andrade de Lira Delfino, Aline Lucena, André Gustavo Carvalho Machado

Resumo

Uma mudança estratégica pode ser vista como a resposta da organização a mudançasambientais. Diversos estudos têm se detido a compreender as transformações estratégicasorganizacionais sob diferentes perspectivas. Todavia, observa-se uma escassez de pesquisassobre este tema em organizações públicas, em particular em Universidades Públicas. Nestecontexto, o objetivo geral deste artigo foi analisar por que ocorreram mudanças estratégicasno PPGA/UFPB entre 1975 e 2010. O quadro teórico de referência foi selecionado a partir deuma extensa pesquisa bibliográfica, destacando-se textos seminais que conduzissem areflexões críticas a respeito do tema em estudo (MINTZBERG, 1978; MINTZBERG;WATERS, 1982; MINTZBERG; McHUGH 1985; RING; PERRY, 1985; TUSHMAN;NEWMAN; ROMANELLI, 1986; PETTIGREW, 1987; CHILD; SMITH, 1987; VAN DEVAN; POOLE, 1990). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva em que foi adotado ométodo do estudo de caso. No intuito de desvendar a seqüência de eventos que descrevem porque as mudanças estratégicas ocorreram ao longo do tempo, foi realizado um estudolongitudinal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com novedos onze coordenadores do Programa nos últimos trinta e cinco anos. Ademais, paracomplementar os dados coletados, também foi realizada uma pesquisa documental em atas dereuniões do colegiado do Programa e relatórios da CAPES. Tomando como referência ametodologia de análise proposta por Mintzberg (1978, 1982), a análise dos dados ocorreu emquatro etapas. A partir da análise dos relatos dos entrevistados, foi possível identificar fasesdistintas que foram nomeadas de acordo com a percepção da situação do Programa em cadaperíodo. Por meio dos resultados, emergiram seis fases distintas: Fase 1 – Surgimento, Fase 2– Limitação, Fase 3 – Expansão, Fase 4 – Declínio, Fase 5 – Reestruturação e Fase 6 –Aprimoramento. Em sua maioria, as mudanças foram reativas ao ambiente externo. Quanto aoprocesso de formação de estratégias, compreende-se que o modo adaptativo foi predominantena maioria das fases, com exceção da fase 3, cuja característica empreendedora se destacou.Em relação ao papel da liderança, percebeu-se que uma significativa parcela das ações eresultados de desempenho, ao longo do tempo, foram reflexos do perfil acadêmico, dacapacidade de empreender e articular, bem como da visão de mundo dos Coordenadores.Depreende-se, portanto, que alinhado aos aspectos supracitados, o contexto institucional, aesfera política, a produção docente e discente, os valores construídos e estimulados e a faltade ações pró-ativas em determinadas situações, foram fatores que contribuíram para asdificuldades enfrentadas pelo PPGA/UFPB.

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