EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Currículo Mundial e o Ensino de Contabilidade: Estudo dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e Argentinas


Informações

Código: EPQ1358
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Alfredo Ernesto Erfurth, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo

O ensino de Ciências Contábeis se limita, com freqüência, a normas e regulamentos nacionaise a seus próprios procedimentos de adoção de normas, o que pode vir constituir um obstáculopara a integração na economia global. Visando diminuir as diferenças do ensino dacontabilidade entre os países e capacitar os contadores para que estejam aptos a atender osrequisitos exigidos por mercados cada vez mais globalizados foi criado o Currículo Mundial(CM), pelo Grupo de Trabalho Intergovernamental de Peritos em Padrões Internacionais deContabilidade e apresentação de relatórios (International Standards of Accounting andReporting - ISAR), subordinado à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio eDesenvolvimento (United Nations Conference on Trade and Development - UNCTAD),órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Desta forma, esta pesquisa visaanalisar as similaridades e as diferenças dos currículos do ensino de graduação em CiênciasContábeis praticados no Brasil e na Argentina à luz do currículo mundial. Por meio depesquisa descritiva foram analisados os blocos de ensino listados no CM, sendo:conhecimentos organizacionais e da atividade comercial, tecnologia de informação,conhecimento de contabilidade, e áreas afins. Aplicou-se a abordagem quantitativa paracalcular a média aritmética e a proporção de relação entre as disciplinas dos currículos.Utilizando-se da pesquisa documental, por meio da análise dos currículos disponibilizado nashomepages dos cursos no Brasil e na Argentina, compôs-se a população do estudo.Utilizando-se da análise de conteúdos das matrizes curriculares e dos planos de ensino dasdisciplinas oferecidas nos cursos e do teste de médias foi possível verificar as similaridades eas diferenças entre os currículos dos cursos e o proposto pelo currículo mundial. Os resultadosmostram que no Brasil existe maior similaridade nas áreas de conhecimento sobre gestão eadministração das atividades, contabilidade gerencial, contabilidade básica e estágio. Poroutro lado, se distanciam com o CM nas áreas de comércio internacional, direito comercialavançado, contabilidade financeira avançada, tecnologia da informação, sistemas deinformações contábeis e auditoria avançada. Já na Argentina os conteúdos com maiorsimilaridade com o CM são as áreas sobre economia, contabilidade financeira, contabilidadede nível avançado para indústrias especializadas e contabilidade tributária avançada. Emcontra partida, os conteúdos que mais se diferenciam com o CM na Argentina são: integraçãodos conhecimentos e estágio. De forma geral, no entanto, conforme o teste estatístico aplicadopode-se afirmar que não existe diferença significativa de similaridade dos currículos doensino de graduação em Ciências Contábeis praticados no Brasil e na Argentina à luz do CM.

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