EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Governança: A Evidenciação do Tema nos Cursos De Graduação de Ciências Contábeis do Estado de Santa Catarina


Informações

Código: EPQ1236
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Maria Aparecida Cardozo, Elizangela Duarte, Ernesto Fernando Rodrigues Vicente

Resumo

A história da profissão contábil envolve sua regulamentação, a criação de Conselhos, oempenho e envolvimento dos estudiosos da área quanto à legislação e padronização denormas, bem como a contribuição das relações de negócio na sua evolução. Para atender omercado e aos usuários da informação contábil no que tange tanto aos mecanismos de gestãoquanto a garantia de transparência nas informações contábeis, cabe as IES a responsabilidadede adequar sua estrutura básica do curso às expectativas profissionais esperadas e aodesenvolvimento econômico do país e do mundo. Nesse contexto e ainda, considerando arelação do tema governança com os conceitos e objetivos da contabilidade, esse artigo estudaa evidenciação do tema governança nos cursos de Ciências Contábeis. O objetivo geral dapesquisa é identificar como o tema governança está sendo evidenciado nos cursos degraduação presencial de Ciências Contábeis no Estado de Santa Catarina. Para tanto procurou:(i) identificar as IES que oferecem o curso de graduação presencial de Ciências Contábeis equais apresentam as grades curriculares e ementas das disciplinas; (ii) buscar evidências degovernança utilizando como palavra-chave “governança”; (iii) investigar a presença de algunsdos elementos relacionados à governança. O referencial teórico que norteia a pesquisa temcomo tema principal o ensino da contabilidade, no que se refere às exigências do Ministérioda Educação em suas diversas resoluções que tratam do perfil do egresso, suas competências ehabilidades e estrutura curricular. Também trata da relação do tema governança com acontabilidade, apresentando uma forte ligação entre estes, visto que a governança utilizaconceitos relacionados à contabilidade como transparência, equidade, prestação de contas eresponsabilidade corporativa e, a contabilidade interage com a governança na divulgação dasinformações aos diversos interessados. A metodologia utilizada foi um estudo descritivo comlógica dedutiva. Os dados levantados são secundários (grades curriculares e ementas) comabordagem qualitativa caracterizados pela pesquisa documental nos sítios da internet das IESa partir da busca preliminar na homepage do Ministério da Educação e Cultura – MEC, nolink e-MEC, no item Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. O resultadoalcançado mostra que das 42 IES que disponibilizaram as grades curriculares, 12disponibilizaram as ementas, o termo “ética” incidiu em 38 grades e em 9 ementas, os termos“prestação de contas” e “disclosure” incidiram em 3 ementas cada e o termo “governança” seapresentou em apenas 1 disciplina e em 2 ementas. Apesar de 90,48% das IES pesquisadasapresentarem em suas grades curriculares um dos elementos de governança (ética), o temagovernança, tanto nas grades quanto nas ementas, é bastante reduzido, representando 7,14%.A estrutura curricular dos cursos pesquisados não aborda com clareza a importância e aabrangência das boas práticas de governança de acordo com o que atualidade exige. E ainda,não se tem nesses currículos significativas explicações sobre conceitos, objetivos, princípios,práticas e recomendações de governança.

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