EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Uso do Metaverso Second Life como recurso para a geração de Vantagem Competitiva na Educação a Distância


Informações

Código: EPQ1235
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

José Carlos da Silva Freitas Junior, Ana Cláudia Bilhão Gomes

Resumo

Este trabalho foi realizado na forma de um ensaio teórico objetivando responder a seguintequestão de pesquisa: - Como o uso do metaverso (Second Life) pode contribuir para gerarvantagem competitiva na educação a distância (EaD)? A estratégia de educar a distância éusada há muito tempo, mas tem se popularizado por intermédio de novas tecnologias, emespecial a Internet. A dinâmica do processo de ensino-aprendizagem na educação a distânciarequer novas formas de relacionamento entre professor e aluno, separados fisicamente. Ocrescimento significativo da oferta de cursos a distância pode fazer com que aqueles quebuscam realizar seus estudos através da educação virtual tenham dificuldade de identificar osdiferenciais entre os cursos e instituições, tendo em vista que as tecnologias utilizadas sãomuito similares. Nesse sentido torna-se relevante investigar como as instituições queoferecem cursos não presenciais e que desejam consolidar-se no mercado podem criar algumtipo de vantagem competitiva em seus cursos, agregando diferenciais que as coloquem emposição de destaque no setor, permitindo melhores resultados no processo de ensinoaprendizageme para o seu negócio. A pesquisa bibliográfica, metodologia utilizada nestetrabalho, colaborou para o entendimento do construto sobre vantagem competitiva que por seuturno, é discutida com base no conceito de estratégias genéricas estabelecido por MichaelPorter, quais sejam, custo, diferenciação ou enfoque, entretanto, as fontes para alcançar talvantagem não se limitam a esses conceitos, elas devem seguir alguns aspectos que as tornemúnicas e agreguem valor à instituição sob o ponto de vista de todos, inclusive dos seus clientesque no caso, seriam os alunos do EaD. No que tange ao tema da estratégia, forampesquisados, além de Porter, os autores Mintzberg, Ghemawat, Hayes e Henderson. Paratanto, este estudo irá percorrer um caminho que visa levar o leitor a uma reflexão sobre ostemas discutidos, para que finalmente possa ser respondida a questão proposta, acerca do usodo metaverso Second Life, como fonte de vantagem competitiva na educação a distância. Paraembasar a temática do EaD, foram pesquisados autores nacionais e internacionais, sendo quese destaca como uma das vantagens desta modalidade de ensino, a possibilidade do alunopoder compatibilizar seu curso com seu tempo disponível. A seção que trata sobremetaversos, se valerá de autores mais contemporâneos, em face da natureza do assunto. Porfim, deve ficar claro que a intenção dos pesquisadores é a contribuição para a academia,primeiramente, com a discussão teórica sobre o Metaversos, que é uma ferramenta que,segundo o que se verificou, pela pesquisa, pode vir a ser um diferencial no EaD, em segundolugar, gerar proposições para pesquisas futuras na área, inclusive estudos empíricos, por setratar de um tema de interesse tanto acadêmico, como para as organizações que podem vir ater benefícios com o uso dessa tecnologia.

Abrir PDF