Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma Análise dos Seus Fatores Determinantes em Uma IES Privada
Informações
Código: EPQ820
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas
Autores
Elisson Alberto Tavares Araújo, Marcos Antônio de Camargos, Mirela Castro Santos Camargos
Resumo
Como uma consequência da pressão do mercado de trabalho e de políticas governamentais, oBrasil vivenciou na última década, um acelerado crescimento do ensino superior. A massificaçãodo ensino ganhou força em várias áreas do conhecimento e possibilitou o ingresso de parte dapopulação antes alijada, “democratizando”, assim, o acesso ao ensino superior. Entretanto, umproblema que se acentuou com esse crescimento foi a qualidade do ensino e o resultado final doprocesso de aprendizagem, o desempenho discente, que surge como uma questão crucial na pautade discussão da educação brasileira, ainda carente de pesquisas em várias áreas do conhecimento.O objetivo deste artigo é identificar se o desempenho acadêmico dos discentes do curso deCiências Contábeis (CC) de uma IES privada de Belo Horizonte, mensurado pela nota final nasdisciplinas, é explicado pelas variáveis: frequência às aulas, idade, sexo, natureza da disciplina(qualitativa ou quantitativa), tipo de disciplina (formação básica ou específica), situação ao finalda disciplina, período letivo e campus da IES. Trata-se de uma pesquisa descritiva, conduzida pormeio de um enfoque quantitativo, baseada na análise de dados secundários obtidos junto à IES.Trabalhou-se com o universo de dados dos estudantes referentes ao curso desde seu início noprimeiro semestre de 2001 ao segundo semestre de 2009, perfazendo um total de 7.878observações (após exclusão daquelas com missings), analisadas por meio de uma regressãomúltipla cross-section, estimada pelo método dos mínimos quadrados ordinários. O modelo finalapresentou poder preditivo (R2 ajustado) de 87,9%, com correlação de 93,7%, sugerindo umrelacionamento forte e positivo entre a variável dependente e o conjunto de independentes domodelo. Sintetizando os principais resultados, pode-se dizer que: a) à medida que aumenta onúmero de faltas, ao contrário do que era esperado, observou-se uma melhora no desempenho dosdiscentes, ou seja, aumento das notas, ponderando-se, entretanto, que essa contradição é válidaapenas para disciplinas qualitativas; b) à medida que aumenta a idade dos alunos, o desempenhotende a melhorar; c) discentes do sexo feminino apresentaram notas maiores que os do sexomasculino; d) os estudantes revelaram melhor desempenho (notas mais elevadas) nas disciplinasde natureza qualitativa e nas específicas; e) quanto maior o status final nas disciplinas menor anota dos estudantes; f) quanto mais avançado o período letivo em que os alunos estavamcursando, maiores foram as notas e; g) os alunos do campus II (filial) apresentaram uma reduçãonas notas finais em relação àquelas dos alunos do campus I (matriz). Traçando-se um perfil dosdiscentes com melhor desempenho, pode-se dizer que, os alunos do curso de CC da IESpesquisada: são do sexo feminino e de idades mais elevadas, cursando períodos letivos maisavançados, que estudaram no campus I, com melhor desempenho nas disciplinas qualitativas.Como sugestão para pesquisas futuras, sugere-se a ampliação da análise para uma quantidademaior de cursos, bem como de diferentes IES, buscando-se constituir o perfil de alunos emdiferentes cursos e IES privadas e públicas.
Abrir PDF