EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Governança: Abordagens Contextuais no Ensino de Administração


Informações

Código: EPQ484
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Marialva Tomio Dreher

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância do enfoque das diferentes abordagens dotermo “governança” no ensino de administração, visando ampliar o sentido e a prática, desteprocesso, além dos limites empresariais e da lógica mercantil. Uma abordagem teórica dagovernança, apenas com a visão de disciplina de negócios, restringe as possibilidades que oprocesso pode provocar no âmbito da administração, e pode estar relacionado ao viésoriginário da teoria das agências. A necessidade de um sentido mais amplo sobre o papel dagovernança centraliza-se no fato de que, após as diversas crises – econômicas, de segurança,políticas, ambientais, sociais – e outras, que assolaram o mundo, evidenciou-se a necessidadeda aproximação dos administradores em discussões mais abrangentes. A complexidade comque se apresenta o cenário mundial, nos induz a uma reflexão: a reformulação e, ou a buscapor novas linhas de pensamento, na formação de administradores, preparando-os comsubsídios para enfrentar estes novos desafios, mostrando áreas em que o exercício dagovernança pode permitir um espaço mais ativo e político do administrador. Compreende-seque, a governança é processo que envolve a ação da administração na valorização dasrelações, discussão sobre poderes, práticas coletivas e gestão, que podem contribuir emdiversos movimentos da sociedade e das organizações, e ainda na interação entre ambos. Paraa compreensão e organização dos desafios propostos por este estudo, utilizou-se como métodoum estudo exploratório, baseado em bibliografias e publicações científicas que envolvem atemática da governança na área da administração. Observou-se que as reflexões teóricas ecientíficas sobre a governança, em diferentes áreas do conhecimento, avançam em diálogosque suplantam as fronteiras corporativas, assumindo o campo das discussões nacionais einternacionais – de política, de desenvolvimento, de arranjos institucionais, de ONG –, emdiferentes assuntos (urbanos, ambientais, políticos e sociais) que sugerem uma possibilidadepara desenvolver novas frentes de atuação aos administradores. Na área da administração esteprocesso ainda está muito centrado na visão empresarial e na lógica mercantil. As publicaçõescientíficas estudadas (resultantes dos esforços acadêmicos que envolvem o ensino) sinalizamque há muito esforço para se fazer, no sentido de ampliar a compreensão da governança comoum processo que pode ser incluído em discussões transversais da administração. Esta propostaevidencia a urgência de se estabelecer diálogos que possibilitem expandir a atual visãorestrita, em favor de novas discussões que provoquem debates interdisciplinares. No ensino deadministração, as transformações que surgem na sociedade precisam ser observadas, comoreflexões merecedoras de maior destaque, na construção de futuros posicionamentos.

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