EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Internacionalização dos Cursos de Graduação em Administração de Empresas no Brasil


Informações

Código: EPQ30
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Gilberto Sarfati, Tales Andreassi

Resumo

Este artigo discute o nível de internacionalização do dos cursos de graduação emAdministração de Empresas em escolas brasileiras baseado em uma survey realizadajunto a 39 instituições filiadas a Associação Nacional de Pós-Graduação emAdministração de Empresa (ANPAD). Esta survey foi baseada em pesquisa similar quevem sendo realizada pela Academy of International Business (AIB) desde 1969. Oartigo inicialmente discute a internacionalização do ensino superior; a seguir, analisaespecificamente a internacionalização das escolas de Administração. Esta pesquisafocou apenas os cursos de graduação em Administração. Neste sentido, a pesquisa foimais restrita que as surveys da AIB que focam inclusive programas de mestrado edoutorado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP),há 3.481 instituições com programas de graduação em Administração autorizados peloMinistério da Educação (MEC). Entretanto a amostra escolhida foi de 65 escolas comprogramas de pós-graduação filiados a Associação Nacional de Pós-Graduação emAdministração (ANPAD). A razão pela qual foram escolhidas escolas afiliadas a umaassociação de pós-graduação é que essas 65 escolas são consideradas escolas comindicadores de qualidade superiores, uma vez que há um corpo docente dedicado àpesquisa. Assim sendo, acredita-se que, caso haja iniciativas de internacionalização, aprobabilidade delas estarem concentradas nessas escolas é significativamente maior. Talprocedimento foi necessário para garantir a relevância da survey. Conclui-se que ainternacionalização dos cursos analisados limita-se ao envio de estudantes ao exterior.Há uma baixa oferta de cursos voltados a negócios internacionais, poucas escolas queincentivam a vinda de alunos intercambistas do exterior e também pouco intercâmbio deprofessores. O estudo compara os resultados nacionais com pesquisas similaresconduzidas nos Estados Unidos e na Europa pela AIB e com pesquisas realizadas empaíses árabes e da América Latina. A comparação reforça o resultado encontrado: abaixa internacionalização do currículo dos cursos de graduação em Administração deEmpresas no Brasil. Desta forma, as escolas de administração que desejem aumentarsua competitividade e capacitar os seus estudantes a lidar com os desafios corporativoscontemporâneos devem, em primeiro lugar, desenvolver cursos com conteúdo denegócios internacionais a áreas afins, como marketing e logística internacional. Osegundo passo é desenvolver programas de mobilidade de estudantes e professores.

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