EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Inovação no Setor Vinícola: o Caso da Vinícola Miolo Wine Group


Informações

Código: EPQ1796
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 06 - Casos para Ensino em Administração e Contabilidade

Autores

André Cherubini Alves, Aurora Carneiro Zen, Antônio Domingos Padula

Resumo

O objetivo do caso é elucidar os alunos sobre os conceitos básicos de inovação. Opúblico deste caso para ensino são alunos dos cursos de graduação em administração eeconomia, bem como, cursos tecnológicos nas áreas de gestão e empreendedorismo. Sugereseque o caso seja trabalhado nas disciplinas de Gestão da Inovação e Empreendedorismo.Utiliza-se o caso de uma empresa brasileira do setor vitivinícola. Apesar do vinho se tratar deum produto tradicional de base agrícola, tem oferecido diversas possibilidades para inovação.A Vinícola Miolo é uma das principais referências na produção de vinhos finos no Brasil epassou por diversas mudanças nos últimos 20 anos, as quais contribuíram para a atual posiçãode liderança no seu segmento. A história da vinícola está ligada a chegada ao Brasil dopatriarca Giuseppe Miolo em 1897, no princípio da imigração italiana ao Rio Grande do Sul.Em 1989, foi constituída a Vinícola Miolo objetivando a elaboração de vinhos pelos irmãosDarcy, Antonio e Paulo Miolo, pertencentes à terceira geração da família. Inicialmente, avinícola dedicava-se à produção e à venda a granel dos vinhos. Em 1997, começou a realizaro engarrafamento internamente e a distribuir seus vinhos visando à construção de uma marcano mercado brasileiro de vinhos finos na categoria Premium. Como decorrência do aumentoda competição no mercado – especialmente dos importados – os proprietários perceberam,que era preciso investir no aprimoramento tecnológico e no desenvolvimento de umaestratégia para consolidação mercado brasileiro. Em duas décadas a empresa se expandiu emfunção de um grande número de mudanças que vão desde a melhoria na capacidade deprodução de uvas e elaboração de vinhos finos de qualidade, passando pelo aprimoramentodos seus processos de distribuição, estratégias de comunicação, marketing e desenvolvimentode produtos. Essas mudanças foram viabilizadas tanto pelo aprimoramento das suascapacidades próprias quanto pelo estabelecimento de alianças estratégicas com empresas dosetor vitivinícola nacional e internacional. A inovação e a busca por parcerias têm sidocaracterísticas marcantes na trajetória desta empresa, o que indica que os avançostecnológicos não se restringem a setores de tecnologia. Os dados foram obtidos através deanálise documental e entrevistas realizadas na empresa. A partir da leitura do caso, os alunossão estimulados a refletirem sobre os diferentes caminhos que a inovação pode tomar dentro efora de uma organização. Tais mudanças ultrapassam a mera noção de novos produtos ouprocessos tecnológicos, envolvendo também a reorganização da indústria, as novas formas deabordagem ao mercado bem como do estabelecimento de parcerias comerciais e tecnológicasvisando a expansão no mercado brasileiro e internacional.

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