Brazilian Mosaic: Desafios de Crescimento de uma Pequena Empresa Brasileira
Informações
Código: EPQ859
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 06 - Casos para Ensino em Administração e Contabilidade
Autores
Juliana Horta, Luciana Nery, Diana de Botton, Tatiana Sousa, Jorge Carneiro
Resumo
Este caso apresenta o dilema de crescimento da Brazilian Mosaic, uma empresa familiarbrasileira de pequeno porte, que atua no ramo de móveis e pisos em pedras semipreciosas,mármore e granito. Fundada em 1972, no Rio de Janeiro, desde o início a empresa direcionousua produção para o mercado externo. Seus produtos, fabricados com materiais nobres epersonalizados de acordo com as demandas dos compradores, tiveram boa aceitação entreclientes estrangeiros – tanto pessoas físicas de alta renda quanto empresas – que valorizamtrabalhos artesanais com pedras brasileiras. As peças de maior destaque sempre foram asmesas com mosaicos que podem formar vários desenhos, como brasões de família oulogomarcas de empresas.Com vendas em quatro continentes, a Brazilian Mosaic não tem concorrentes dentro deseu segmento de peças sofisticadas e primoroso acabamento, mas assiste ao surgimento demuitas empresas chinesas que oferecem produtos pseudo-similares ao mercado mundial,porém com materiais de qualidade inferior e manufatura menos esmerada.Tendo vivenciado diversos cenários macroeconômicos e já tendo sofrido com oscilaçõescambiais, a empresa decidiu diversificar seus negócios e investir também no mercadodoméstico.Atualmente, cerca de metade de sua receita vem do mercado interno. A empresa tem duaslojas no Rio de Janeiro, com focos distintos. Uma se localiza em um shopping center dedecoração e revende produtos de fabricação de terceiros para clientes de classe média e alta.A outra loja se situa em Copacabana, no Rio de Janeiro, e vende objetos de produção própriapara turistas estrangeiros. Além disso, a empresa mantém um showroom junto à sua fábrica,em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.Em quase quatro décadas de atuação a Brazilian Mosaic adquiriu experiência em váriosmercados, ampliou sua linha de produtos, abriu e fechou uma loja própria nos Estados Unidose vendeu para grandes lojas de departamentos. O fim da crise mundial de 2008 proporcionounovas oportunidades potenciais para a empresa no mercado internacional, especialmente o dealto luxo em países emergentes. Por outro lado, a empresa também resolveu explorar omercado de produtos de massa, tais como pisos e bancadas em mármore e granito. O novosócio, filho do fundador, quer modernizar a gestão da empresa e aproveitar ao máximo oknow-how e pioneirismo da empresa.Recentemente, surgiu uma possibilidade concreta de financiamento a juros baixos por umbanco de crédito estatal e os sócios precisam apresentar um plano de negócios. E agora seperguntam: em quais tipos de clientes, produtos e mercados geográficos focar sua atenção?Quais modos de operação parecem mais apropriados, no Brasil e no exterior?Este caso pode ser utilizado em cursos de turmas de graduação ou pós-graduação, emdisciplinas tais como: Estratégia de Empresas, Estratégia de Marketing ou Internacionalizaçãode Empresas. O caso é apropriado para discussão sobre posicionamento competitivo esinalização de valor, bem como estratégias de crescimento e questões relativas ainternacionalização de empresas. As informações deste caso foram obtidas a partir deentrevistas com executivos da empresa.
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