EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Hospital das Clínicas de Niterói: Escolha da Acreditação


Informações

Código: EPQ388
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 06 - Casos para Ensino em Administração e Contabilidade

Autores

Nikiforos Joannis Philyppis Junior, Kleber Fossati Figueiredo

Resumo

O presente caso de ensino tem como objetivo discutir as iniciativas de gestão de qualidadecolocadas em prática pelo Hospital das Clínicas de Niterói (HCN) desde 2003 até o momentoem que a direção do hospital decide dar um passo mais arrojado: a acreditação hospitalar. OHCN é um hospital geral com 122 leitos comuns e 62 de UTI, atendendo todos os níveis decomplexidade médica e patologias de alta complexidade que presta serviços aos residentes daregião do leste Fluminense do estado do Rio de Janeiro desde sua fundação em 1994. Emmeados de 2003 os dirigentes do hospital começaram a profissionalização da gestão atravésda implantação de uma série de práticas relacionadas com a melhoria da qualidade. Duranteseis anos, em um processo que a direção do hospital considerou lento mas necessário, dadasas características de seus profissionais de enfermagem e principalmente do corpo médicoaberto, foram colocados em prática programas como 5S, Ciclo PDCA e Círculos deQualidade, além de fazer benchmarking junto a outros hospitais. Tendo adquirido acapacidade de executar vários procedimentos de ponta, a direção do hospital percebeu anecessidade de formalizar o processo de melhoria contínua através de uma acreditaçãohospitalar que tivesse como foco a segurança e o cuidado do paciente. Com três diferentesmodelos para escolher (o modelo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o da JointComission International e a Acreditação Canadense), a direção deve decidir que agênciacredenciadora melhor se adéqua à sua realidade. Não somente devem ser levados em conta osrecursos estruturais e humanos, mas também as características da equipe, sua interação e afilosofia do hospital. Para fundamentar a decisão da direção, o caso proporciona as principaiscaracterísticas de cada uma das três propostas, permitindo que os alunos confrontem asexpectativas do HCN no que se refere ao desejo de passar por um programa de qualidade maisestruturado, com o conteúdo de cada alternativa. Nas notas de ensino, o professor interessadoem programar o caso em uma disciplina que envolva questões relacionadas com programas dequalidade, certificação ou auditorias externas de qualidade, encontrará os objetivos didáticosdo caso, questões para discussão plenária e uma breve fundamentação teórica sobre avaliaçãoda qualidade em serviços médicos, acreditação hospitalar e critérios de escolha de umaentidade acreditadora. Os autores apresentam, também, uma sugestão de análise do caso,recomendam uma abordagem de ensino e concluem contando o que aconteceu e apresentandoas metas de qualidade para um futuro próximo. No final, são apresentadas as referênciasbibliográficas que o professor pode sugerir aos alunos como leitura de apoio.

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