EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Análise de Fatores que Afetam o Desempenho de Alunos de Graduação em Administração e Contabilidade na Disciplina de Pesquisa Operacional


Informações

Código: EPQ3006
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade

Autores

Cesar Duarte Souto-Maior, José Alonso Borba, Paulo de Souza Knupp, Eva de Souza Croll

Resumo

O desempenho dos estudantes nas universidades sofre a influência de diversos fatores,muitos deles são externos e independem das atitudes dos alunos, porém outros comigual importância dependem exclusivamente do aluno, não cabendo ao professor ou ainstituição de ensino qualquer ação que possa interferir nessas variáveis. Além disso,existem também fatores que dependem da sociedade como um todo. Visto isso, esteartigo procurou, entre alunos da disciplina de Pesquisa Operacional dos cursos deAdministração e Contabilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina),alguns fatores que exercem influência sobre o sucesso acadêmico dos estudantes. Oobjetivo é colaborar com os profissionais de educação e com os próprios estudantes paraque esses, conhecendo melhor o processo de aprendizagem, possam tomar atitudes paramelhorar a qualificação dos profissionais formados por esta, e por outras instituições. Apesquisa foi feita a partir da análise das notas finais de 515 alunos de graduação emAdministração e Contabilidade da UFSC aprovados na disciplina de PesquisaOperacional. Foram formuladas hipóteses para tentar explicar os desempenhos obtidos.Essas hipóteses foram testadas usando o teste t bicaudal. O resultado das análisesconfirmou a maior parte das hipóteses, no entanto duas não atingiram uma relaçãosignificativa com o desempenho acadêmico dos alunos. Foi observado que os alunos deAdministração obtiveram notas maiores do que os alunos de Contabilidade na disciplinade Pesquisa Operacional. Também foi confirmado que os alunos do período matutinoobtiveram notas melhores que os alunos do período noturno, embora a quantidade defaltas tenha sido semelhante. Outra conclusão importante foi quanto às habilidadesacadêmicas já adquiridas pelo estudante antes de ingressar na universidade, isso foimedido através da colocação dos alunos no vestibular e sua nota final na disciplina.Assim os alunos com maiores notas no vestibular também conseguiram notas melhoresna disciplina de Pesquisa Operacional. Além disso, foi constatada uma relação negativaentre as faltas e as notas obtidas, o que indica que os alunos que faltaram mais, em geraltiveram notas menores. Não foi encontrada neste trabalho uma relação entre aquantidade de alunos em sala e o desempenho da turma diferentemente da pesquisa doKokkelenberg et all (2008) que encontrou uma relação positiva entre o tamanho da salae o desempenho dos alunos. Esses resultados são importantes para o desenvolvimentode novas estratégias e métodos de ensino, assim como para o planejamento dos própriosalunos para melhorar o seu desempenho. Além disso, estes resultados tambémcontribuem para a discussão de assuntos importantes, fornecendo base e argumentospara novas pesquisas.

Abrir PDF