EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Desafios na Construção do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Negociação Coletiva/ Modalidade a Distância


Informações

Código: EPQ2968
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade

Autores

Nádia Brunetta, Elaine Di Diego Antunes, Ivan Antonio Pinheiro, Diogo Joel Demarco

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais desafios enfrentadospelos alunos durante o processo de construção do trabalho de conclusão do Curso deEspecialização em Negociação Coletiva – modalidade à distância, um empreendimentoconjunto entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e uma UniversidadePública. O Curso vem desenvolvendo suas atividades em consonância com oestabelecido em seu Projeto Político Pedagógico, o qual visa a interdisciplinaridade comdiferentes áreas de conhecimento para a formação de um profissional apto a contribuirno processo de institucionalização da negociação coletiva na Administração PúblicaBrasileira, fomentando uma mudança de cultura no âmbito das relações de trabalho nasorganizações públicas brasileiras. As informações aqui apresentadas foram levantadas apartir de uma pesquisa exploratória realizada em relatórios gerenciais e pedagógicos ede uma pesquisa via web com 288 alunos matriculados no curso. A justificativa desteestudo visa otimizar o processo de orientação do trabalho de conclusão de curso -modalidade a distância, servindo como subsídio para a equipe pedagógica, tutores eprofessores envolvidos nesta atividade. Entre os 574 alunos matriculados no curso, 50%responderam os questionários disponibilizados e suas respostas foram analisadas pormeio da análise de conteúdo. Dentre os principais desafios apresentados pelos alunospara a elaboração do trabalho final, destacam-se: escassez de tempo para conciliar asatividades do curso com outros compromissos; dificuldade de compreensão e de uso dasnormas técnicas; problemas de relacionamento com tutores e orientadores, sob aalegação de que a distância física interferiria de forma prejudicial no processo deorientação; dificuldade em redigir textos científicos, obstáculos para acesso ao campode pesquisa e para o acesso a materiais bibliográficos, entre outros. Para finalizar, sãoapresentadas uma série de recomendações possíveis de serem aplicadas em cursos deeducação a distância que exijam a elaboração e apresentação de um trabalho final, taiscomo: (1) alterações no desenho da disciplina de Metodologia Científica e na data deinício do processo de orientação; (2) comunicação dos critérios de avaliação e dosdireitos e deveres dos agentes envolvidos; (3) avaliações contínuas e de múltiplas fontesdurante orientações e na fase de preparação para as bancas; (4) apresentação de um guiade normas técnicas, de acordo com a ABNT; (5) conscientização sobre a importância daautonomia do aluno e dos riscos do plágio; (6) oferecimento de biblioteca virtual e (7)capacidade analítica e compreensiva dos coordenadores, professores e tutores no sentidode contextualizar as condições de trabalho do aluno-trabalhador.

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