Computador x Papel, Suor e Caneta: Qual a Percepção dos Alunos sobre as Avaliações Realizadas em Computadores vis-a-vis o Método Tradicional
Informações
Código: EPQ2797
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade
Autores
Daniel Ramos Nogueira, Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Resumo
A presente pesquisa objetiva verificar a percepção dos alunos do curso de graduação emEconomia de uma universidade pública que cursaram uma disciplina introdutória deContabilidade em relação a utilização de computadores nas avaliações bimestrais. Destaforma, ao invés dos tradicionais papel, suor e caneta, as avaliações foram aplicadas de formaeletrônica, com apoio de um ambiente on-line e possibilidade de utilização de planilhaseletrônicas. Após a realização das duas provas bimestrais, foi solicitado que os alunosrespondessem um questionário adaptado da pesquisa de Apostolou, Blue and Daigle (2009)para obter dados sobre a percepção com relação a vantagens e desvantagens da provaeletrônica em relação a prova tradicional. Foram pesquisadas duas turmas totalizando 83estudantes. Os resultados indicam que, em sua maioria, os alunos são favoráveis a realizaçãode provas eletrônicas. Alguns pontos destacaram-se como sendo altamente positivos narealização das provas em computadores, como a flexibilidade para realização dos exercícios,feedback mais rápido dos resultados e eliminação da necessidade de vista de prova presencial.Além disso, na percepção dos alunos, a prova eletrônica eliminaria o subjetivismo na correçãodas questões. Um ponto que é relevante e pode influenciar no desempenho é a possibilidadedo aluno trocar informações, no momento da avaliação, com outros alunos ou fazer consulta amateriais complementares (cola). No entanto, ao serem perguntados sobre essa questão, osalunos argumentaram que a realização das provas em computadores não afeta aspossibilidades de cola. Como fator negativo os discentes indicaram a eliminação de questõesdiscursivas (caso a prova contenha apenas questões objetivas). Como forma de identificarbarreiras a adoção de provas eletrônicas analisou-se mais detidamente o grupo de alunos quedemonstrou uma percepção negativa, buscando-se indícios para explicar a não confiançanesse procedimento. Analisando as variáveis, os alunos que não confiam em provascomputadorizadas têm a percepção de que limitam o conteúdo, permitem que mais facilmenteos alunos colem e afetam negativamente a nota obtida. Os resultados dessa pesquisa devemser analisados considerando as suas limitações: amostra relativamente pequena, com poucosalunos e de apenas duas turmas; maioria dos alunos na faixa etária até 22 anos; oscomputadores foram utilizados ao longo do semestre em atividades práticas, o que poderiasanar possíveis ineficiências que alguns discentes poderiam ter em relação a utilização datecnologia. Sugere-se que pesquisas futuras abarquem outras variáveis no processo de análise,como desempenho, níveis de estresse e afinidade com tecnologia dos alunos.
Abrir PDF