EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Literatura das disciplinas de Marketing em Doutorados no Brasil e nos Estados Unidos: Descrição e Reflexões


Informações

Código: EPQ2635
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade

Autores

Ronan Torres Quintão, Tania Modesto Veludo de Oliveira, André Torres Urdan, Silvia Lima Gonçalves

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a literatura nas disciplinas de marketing nos cursos dedoutorado em Administração que oferecem linha de pesquisa em marketing. Das 27instituições de ensino com cursos recomendados e reconhecidos pela CAPES (Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), 18 emergiram como potenciais objetos deestudo deste artigo por possuírem uma linha específica em marketing. Tais instituições estãodistribuídas geograficamente por Estados do território nacional. Doze planos de ensino dasdisciplinas serviram como base para a pesquisa. Tal método é equivalente ao adotado napesquisa de Joswick, Bauerly e Johnson (2004), que avaliou a literatura utilizada emseminários de doutoramento em marketing nos Estados Unidos, possibilitando comparaçõesentre os países. Enquanto nos Estados Unidos a literatura dos cursos de doutorado éconstituída predominantemente por artigos publicados em periódicos científicos (journals), noBrasil ainda é comum o uso de livros-texto. Os periódicos científicos mais recomendadoscomo leitura nas disciplinas de doutorado no Brasil são praticamente os mesmosrecomendados nos Estados Unidos. Journal of Marketing, Journal of Consumer Research eJournal of Marketing Research ocupam a 1ª, 2ª e 3ª colocação nos Estados Unidos e a 1ª, 4ª e3ª colocação no Brasil, respectivamente. Uma diferença a se considerar é que o Journal ofRetailing assume uma posição de importância nos cursos brasileiros. Nos Estados Unidos,esse periódico está ranqueado em 21º lugar, enquanto que no Brasil ocupa a 2º posição entreos periódicos mais citados nos planos de ensino. Artigos do EnANPAD representam cerca de1,5% da leitura indicada nos planos de ensino brasileiros. Em relação à idade das publicaçõesindicadas, verifica-se uma defasagem de atualização do Brasil em relação aos Estados Unidos.Ou seja, publicações recentes, realizadas nos últimos dois anos, tendem a ser menos citadasnos planos de ensino brasileiros. Os planos de ensino das escolas brasileiras apresentam umamédia de 27 citações por plano, enquanto que nos Estados Unidos essa média é de 67,1citações por plano. Algumas implicações desses resultados para a educação superior no Brasile para a formação de doutores merecem atenção. O sistema universitário americano exercegrande influência no ensino de marketing de diversos países do mundo, inclusive o Brasil.Analisando-se a realidade e a convergência da literatura de marketing nos programas dedoutorados no Brasil e nos americanos, fica claro que esforços precisam ser feitos no sentidode reduzir a lacuna de qualidade que separam os dois mundos, respeitando-se as diferençascontextuais de cada país.

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