A Relação entre as Características Sociodemográficas e a Preferências por Técnicas de Ensino por Estudantes de Cursos Superiores de Ciências Sociais
Informações
Código: EPQ2529
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade
Autores
Felipe Augusto Pereira, Daniel Lins, Ronei Picarte, Rita Rovai Castellan
Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal identificar aexistência de associação entre a preferência por técnicas de ensino e as característicassociodemográficas de estudantes de cursos de ciências sociais. Para tanto, foi realizado umestudo de caráter bibliográfico exploratório, para a identificação das técnicas a serempesquisadas, seguido de uma análise quantitativa com 89 discentes, com o intuito deidentificar as relações. Entre as características sociodemográficas abordadas, estavam ogênero, idade, estado civil, renda, tipo de instituição, turno, período, horas de estágio, horasde trabalho, horas de iniciação científica, posse de bolsa de estudos, cotas e horas de estudoem casa. Foram analisadas 21 técnicas de ensino: aulas expositivas, estudos de caso, leiturasantes das aulas, leituras durante as aulas, painéis, oficinas/workshops, jogos empresariais,dinâmicas de grupo, seminários de alunos, filmes, músicas, discussões em sala, visitas aempresas, leituras de artigos científicos, livro texto predeterminado, palestrantes, solução deproblemas, pesquisas na Internet, apresentações Power Point, transparências/retroprojetor euso exclusivo do quadro. Dessas técnicas, as preferidas pelos alunos foram os estudos decaso, aulas expositivas, aulas baseadas na solução de problemas, discussões em sala, visitas aempresas e as oficinas/workshops, respectivamente. As menos apreciadas foram aulas comuso exclusivo de quadro, leituras durante as aulas, aulas com retroprojetor, semináriosapresentados pelos alunos e músicas, respectivamente. As 21 técnicas foram agrupadas em 08fatores através de análise fatorial: Aulas expositivas e atividades participativas; Jogos edinâmicas; Leitura prévia; Audiovisuais; Apresentações do professor e pesquisas na Internet;Painéis; Solução de problemas e Uso exclusivo de quadro. Testes de correlação desses fatorescom variáveis sociodemográficas mostram a existência de correlação negativa entre a idadedos alunos e sua preferência por aulas expositivas e atividades participativas; correlaçãonegativa entre o período em que o aluno se encontra e sua preferência por jogos e dinâmicas;correlação negativa entre as horas de estágio e a preferência por leituras prévia; e correlaçãopositiva entre as horas de estudo em casa e as preferências por leitura prévia e uso exclusivode quadro. As variáveis renda per capita e horas de trabalho por semana não apresentaramcorrelação com nenhum dos fatores. Testes de diferenças de médias mostram que apreferência pelas técnicas de ensino não variam de acordo com o gênero dos discentes. Emcontrapartida, a preferência pelas técnicas variou de acordo com o tipo de instituição (privadaou pública) e com o turno em que o discente estuda (manhã ou noite). Os resultados obtidosindicam que, a partir da análise dos aspectos sociodemográficos dos discentes, os docentespodem lançar mão de técnicas que têm maior aceitação, adaptando-se às contingências epotencializando assim a aprendizagem.
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