EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Prática Pedagógica Integradora nas Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Comunitária do Norte de Santa Catarina: uma experiência interdisciplinar num devir


Informações

Código: EPQ2089
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade

Autores

Edina Elisangela Zellmer Fietz Treml, Liandra Pereira, Edson Scholze

Resumo

A abordagem interdisciplinar no ensino superior não é uma discussão recente, mas ainda estádistante de se consolidar como prática pedagógica no cotidiano dos cursos de graduação, tantopela complexidade dos elementos que a envolvem, quanto pelo desafio que representa suaimplantação. Como a tônica da parceria e o diálogo são atitudes que norteiam a atuação deprofessores que decidem trabalhar nessa concepção é necessário intencionalidade e constantereflexão para alinhar ações e obter desdobramentos favoráveis. O artigo que segue se dispõe afazer uma análise reflexiva sobre a experiência pedagógica integradora vivenciada pordocentes e discentes do Curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária donorte de Santa Catarina, tomando por referência as contribuições de autores que discutem aabordagem interdisciplinar na intenção de buscar avanços e inovações na prática pedagógicano ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da temática,trazendo um breve recorte teórico com características e posturas que identificam a concepçãointerdisciplinar, situando seus possíveis desdobramentos na prática pedagógica e após serelata a experiência vivenciada por meio de pesquisa-ação. Destaca-se que os professores queatuam no ensino superior deparam-se com o desafio de buscar superar as influências doparadigma conservador no seu fazer pedagógico, perante a multiplicidade de demandas queemergiram com a sociedade do conhecimento, repensar a atuação e papel da universidadeinserida nesse novo cenário. Face esta necessidade e a partir de diretrizes emanadas pelauniversidade referência do estudo, os professores foram mobilizados para planejar emconjunto uma atividade integradora, empenhando esforços em suas disciplinas e buscandopromover uma experiência de cunho interdisciplinar. O relato apresentado situa asdificuldades enfrentadas, principalmente no que se refere à incompatibilidade de horários,organização curricular e limitação de tempo por parte de discentes e docentes. Aponta emcontrapartida as contribuições identificadas nos processos de aprendizagem integrados epautados no diálogo. O planejamento, desenvolvimento e avaliação das propostasfavoreceram aos professores novos olhares sobre as concepções de ensinar e aprender, assimcomo sobre seu próprio conhecimento específico da área de contabilidade. Aos acadêmicos,as propostas desenvolvidas corresponderam a maior envolvimento, interconexão deconteúdos, aprofundamento de conhecimentos e de relações teoria e prática nas abordagensestudadas, desdobrando num processo de aprendizagem mais significativo.

Abrir PDF