Darcy Ribeiro e a Democratização do Ensino Superior: Perspectiva da Ead na Administração
Informações
Código: EPQ1815
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade
Autores
Joysi Moraes, Sandra Regina Holanda Mariano, Eliabe da Silva Moura
Resumo
Este artigo se propõe a duas tarefas. A primeira, apresentar a “universidadenecessária”, atual e em sintonia com a sociedade, sob a perspectiva de Darcy Ribeiro, que, em1969, já escrevia sobre a necessidade de democratizar o ensino superior no Brasil e entre osmeios para atingir este objetivo sugeria a educação a distância (Ead). A segunda tarefa é fazeruma análise bibliométrica sobre o que os pesquisadores da área de Administração têmpublicado acerca do tema Ead, buscando identificar se estamos caminhando na direção desta“universidade necessária”. São apresentadas, então, as idéias e proposições de Darcy Ribeirosobre a “universidade necessária”, destacando questões relativas à Ead. Assinalando que,segundo Ribeiro (1969), é dever iniludível do sistema universitário absorver todos os quebuscam formação de nível superior e qualquer limitação imposta ao exercício deste deverdeve ser examinada, para que se evitem critérios elitistas antipopulares. A expansão do ensinosuperior, para Ribeiro (1969) acontecerá, principalmente, devido à pressão de grupos sociaisem ascensão que aspiram a ingressar na universidade. A única dúvida é como a universidadevai participar do processo; se de modo proativo ou a reboque. Para verificar como estáconfigurada a pesquisa acadêmica sobre a Ead no campo da Administração no Brasil,realizou-se a análise bibliométrica com o levantamento dos artigos publicados nos eventosvinculados à ANPAD e nos periódicos nacionais classificados pela CAPES com o conceitoQualis A, B1 e B2 na Administração. Considerou-se o intervalo de tempo de 1997, ano apartir do qual estão disponibilizados digitalmente todos os artigos dos congressos vinculadosà ANPAD, até 2010. Utilizou-se a análise de conteúdo para verificar se de Administração estábuscando se aproximar da universidade proposta por Darcy Ribeiro. Constatou-se que oscursos de Administração, com o fim de definir o papel que lhes compete na sociedade, têmsido facilitadores da inserção de mais pessoas no ensino superior, tanto com a abertura decursos noturnos como de cursos via Ead. Nos textos analisados contatou-se que o papel daEad é complementar a educação presencial, possibilitando o maior ingresso de alunos noensino superior e com direito à educação de qualidade, como afirmava Darcy Ribeiro. Osconteúdos dos artigos analisados mostram pesquisadores antes preocupados com questõestécnicas e treinamentos realizados em parceria com empresas. Com passar dos anos, como seseguindo as orientações de Darcy Ribeiro, os artigos mostram pesquisadores interessados nosaspectos relacionados aos atores do processo: o professor-tutor e o aluno. Especialmentecomo melhorar o trabalho do professor-tutor para que o aluno tenha uma educação dequalidade e a universidade cumpra seu papel de servir bem à sociedade. As pesquisas voltamsetambém para a qualidade do material e de uma avaliação e educação que contemplem aparticipação do aluno na gestão do seu próprio processo de aprendizagem. Enfim, evidenciasea possibilidade de uma universidade que com o uso da Ead pode atender às aspirações deDarcy Ribeiro de democratização do ensino superior com qualidade.
Abrir PDF