EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Do Projeto Pedagógico ao Desenvolvimento de Competências no Curso de Administração: o Processo de Ensino-aprendizagem Sob o Olhar do Aluno


Informações

Código: EPQ1161
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade

Autores

Simone Costa Nunes, Roberto Patrus-Pena, Douglas Cabral Dantas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a aderência da Formação por Competências aocurso de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, partiu-se da verificaçãoda correspondência entre as competências e habilidades definidas pelo Ministério daEducação (MEC) e aquelas propostas pelo curso em seu projeto pedagógico. Na sequência,foi investigada a percepção do aluno quanto às competências desenvolvidas e em relação aoprocesso de ensino-aprendizagem, a partir dos pressupostos da formação por competências.Do ponto de vista da fundamentação teórica, optou-se por destacar alguns pressupostossugeridos na literatura sobre a formação por competências tais como a interdisciplinaridade, acontextualização, a integração teoria e prática e as técnicas/estratégias metodológicas. Alémdisso, discute-se o processo de avaliação, que é abordado sob o ponto de vista processual eformativo e, por fim, destacam-se os papéis dos sujeitos – professor e aluno. Autores comoZabala e Arnau (2010), Rué (2009), Fernandes et al. (2005), Ropé e Tanguy (2003), Ramos(2002), Araújo (2001), Perrenoud (1999) e Santomé (1998), entre outros, forneceram as basesteóricas. A pesquisa empírica foi embasada no estudo de caso. O caso refere-se ao curso deAdministração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, representado por noveturmas de diferentes turnos e campi da IES. Foi utilizada a técnica de pesquisa documentalcuja unidade de observação foi o Projeto Pedagógico do curso, que foi analisado à luz dasDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Além disso, utilizou-se um questionário estruturadoque foi aplicado a uma amostra de 240 alunos matriculados no último período de cada umadas turmas. Os dados obtidos na análise documental passaram por análise qualitativodescritivae aqueles resultantes dos questionários foram analisados de forma quantitativodescritiva.Os resultados mostram que não há total correspondência entre as competências ehabilidades definidas pelo MEC e aquelas propostas pelo curso em seu projeto pedagógico.Verificou-se também que os alunos concordam em alto grau com o desenvolvimento damaioria das competências e habilidades propostas pelo curso e/ou MEC. No entanto, ascompetências que foram mais mal avaliadas pelos participantes da pesquisa são aquelas que,presentes nas DCN, não encontraram correspondente no projeto pedagógico do curso. Emrelação ao processo de ensino-aprendizagem, os pressupostos do Modelo de Formação porCompetências que apresentaram resultados mais positivos são a integração entre teoria eprática, a contextualização e a avaliação processual. Os demais pressupostos investigadosforam avaliados com percentuais inferiores a 50% para a maioria/todas as disciplinas cursadaspelos alunos. Os achados da pesquisa demonstram que nem todos os pressupostos do referidoModelo encontram-se incorporados ao processo de ensino-aprendizagem do curso deAdministração. Logo, tem-se a conclusão de que tal processo se apresenta pouco aderente aoModelo de Formação por Competências.

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