Avanços Pessoais e Profissionais Adquiridos Por Meio da Titulação de Mestre em Ciências Contábeis
Informações
Código: EPQ487
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - O Processo de Ensino na Administração e na Contabilidade
Autores
Araceli Farias de Oliveira, Lara Fabiana Dallabona, Rita Buzzi Rausch
Resumo
A empregabilidade, produtividade e rendimento potencial das pessoas aumentam com aaquisição de novos conhecimentos (BLAUG, 1965). O nível de escolaridade proporcionaretornos privados que incluem benefícios econômicos adicionais, como: salários maiselevados, menores níveis de desemprego e maior satisfação no trabalho, incluindo aindaconsequências como melhoria da saúde e longevidade (RIDELL, 2004). Diante do contexto, oestudo objetiva identificar os avanços pessoais e profissionais dos egressos do programa depós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau relacionados àobtenção do título de mestre. A pesquisa classifica-se metodologicamente como descritiva, dotipo levantamento ou survey e abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário contendoperguntas abertas e fechadas, por meio do Google Docs, a todos os titulados do respectivoprograma de pós-graduação. O estudo aborda aspectos sobre a teoria do capital humano daqual envolve aspectos relacionados à qualificação profissional dos indivíduos, descrevetambém aspectos sobre a pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado no Brasil equestões inerentes ao programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade emanálise. A amostra compreende 48 mestres titulados neste programa. Os resultadosapresentam que os mestres têm faixa etária acima de 30 até 40 anos, sendo que 17 mestrestêm menos de cinco anos de experiência na docência. Após titulação, 38 mestres lecionam eminstituições privadas, sendo que 17 se dedicam à docência em tempo integral. A remuneraçãosalarial apresentou melhora após titulação, demonstrando que dos 48 mestres, 31 percebemacima de R$ 8.721,00. A maior parte dos mestres participa de atividades envolvendopesquisas, projetos de extensão, e possui cargos administrativos e diretivos em instituições deensino. As disciplinas que apresentaram maior aderência foram auditoria contábil,contabilidade avançada, contabilidade de custos, controladoria, estrutura das demonstraçõescontábeis, teoria da contabilidade. Dentre os fatores que motivaram o ingresso no mestrado,por grau de importância, com 40,43%, destacou-se “obter mais conhecimento”. Após omestrado, a influência da titulação de mestre, por grau de importância, proporcionou“amadurecimento profissional”, com 43,80% da amostra e “reconhecimento profissional”com 22,9%. Concluiu-se que de forma geral, o título de mestre proporcionou avançospessoais e profissionais aos egressos do mestrado em Ciências Contábeis da UniversidadeRegional de Blumenau.
Abrir PDF