EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A versão dos Professores Estagiários: entre o discurso praticado e a realidade percebida pelos graduandos


Informações

Código: EPQ2491
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 04 - Formação do Professor e do Pesquisador

Autores

Nathália de Fátima Joaquim, Lucilene de Cássia Santos Cândido

Resumo

Este artigo é proveniente de uma pesquisa maior que visa compreender como vemacontecendo o processo de formação de professores universitários, por meio do EstágioDocência, em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, situadas noestado de Minas Gerais. Durante o desenvolvimento desta pesquisa surgiu a necessidade decomparar o que os pós-graduandos afirmavam ser a importância do Estágio Docência e o que,de fato, era realizado durante as suas aulas na graduação. Isto foi feito no intuito de tentarconfrontar o discurso e a prática dos professores estagiários. Neste sentido, este artigo visacomparar os resultados entre os grupos investigados (graduandos e pós-graduandos),identificando traços comuns e díspares nas duas instituições de ensino superior estudadas.Para tanto, optou-se pela triangulação entre as respostas dos professores estagiários queassumiram disciplinas na graduação e as respostas dos discentes sobre o seu desempenho.Com isso, foi possível identificar que os professores que estavam mais motivadosapresentaram melhor desempenho. Observou-se que a motivação destes professores estavarelacionada à aquisição de experiência em sala de aula e a necessidade de adquirir umaproximidade com as atividades docentes. Além disso, afirmaram que a docência para elesteria um caráter não só profissional, mas também pessoal. Outra questão percebida nestainvestigação foi que os professores, de modo geral, não conseguiram vincular teoria e práticade maneira plena. Porém, notou-se que os professores estagiários entendiam a importânciadesta articulação para um melhor desenvolvimento do graduando. Porém, a falta de prática,muitas vezes, era um limitante. E esta prática estava relacionada não só a prática de ministraraulas, mas também à vivência de mercado. Neste sentido, a Instituição de Ensino Superiorprivada apresentou um método de ensino diferenciado, sendo que nesta instituição o pósgraduandopode vivenciar na prática outras três experiências: Pesquisa, Empresa e ProjetoSocial. Os pós-graduandos da Instituição de Ensino Superior pública também foramquestionados sobre a possibilidade de optar por outras vivências. O resultado disso foi quemuitos deles (84,71%) afirmaram que embora estas vivências não pudessem substituir oEstágio Docência, seriam práticas interessantes por serem complementares à docência.Percebe-se então que a junção de outras possibilidades de vivenciar a prática, como emlaboratórios de aprendizagem, constituiria uma alternativa interessante à formação deprofessores universitários por viabilizar a construção destes profissionais, de maneira maiscompleta.

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