Uma Análise das Competências dos Professores de Ciências Contábeis a Partir do Envolvimento em Atividades de Pesquisa e Extensão
Informações
Código: EPQ1134
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 04 - Formação do Professor e do Pesquisador
Autores
Adriana Fernandes de Vasconcelos, Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante, Paulo Aguiar do Monte
Resumo
A universidade é vista como um instrumento importante para a formação das pessoas,cabendo a ela o ensino da reflexão crítica. Assim, a qualificação do professor assume, cadavez mais, um papel de destaque no processo educacional. Nesse contexto, a produçãoacadêmica pode ser vista como um parâmetro importante no âmbito da educação superior,pois é um meio de o docente interagir com outros professores e com os alunos, de divulgarnovas idéias e consolidar as antigas, e, também, de promover o intercâmbio entre ospesquisadores, fundamental para a consolidação do ambiente acadêmico formado pelo tripéensino-pesquisa-extensão. O presente estudo busca analisar quais as competências que sãoidentificadas pelos próprios professores do curso de Ciências Contábeis para o exercício dadocência, em especial, para a formação do professor que desenvolve atividades deextensão/pesquisa e que possui artigos publicados em eventos/congressos ou periódicos. Paratal, foi efetuada uma pesquisa exploratória, através de análise estatística e comparativa entreos professores que possuem tais características e aqueles não possuem. A base de dados desteestudo foi composta por 267 questionários respondidos por professores do curso de CiênciasContábeis de diversas Instituições de Ensino Superior da região Nordeste. A fundamentaçãoteórica aborda aspectos gerais sobre a formação educacional do Brasil, o papel dascompetências do professor e o curso de Ciências Contábeis, e como essas competênciasajudam na disseminação do conhecimento. As análises descritiva e estatística evidenciaramuma participação ainda pequena dos professores tanto nas atividades de pesquisa e extensão(35,2%) quanto na disseminação do conhecimento através da publicação de artigos emeventos/congressos (53,6%) e periódicos (41,2%). Os resultados estatísticos mostraram que apublicação em eventos/congressos está diretamente relacionada à competência domínio deárea de conhecimento. Já no que refere à publicação em periódicos, as competências comdiferença significativa foram o domínio de área de conhecimento e planejamento. E, porúltimo, sobre a participação em projetos de extensão/pesquisa, os resultados apontaram 10(dez) competências com diferenças significativas em relação aos docentes que não participamde tais atividades. Assim, cabe chamar a atenção para o papel que deve ser desempenhadopelas Instituições de Ensino Superior no que se refere ao comprometimento com aqualificação e atualização do corpo docente, ensejando condições para que as competênciasnecessárias ao exercício docente possam ser aprimoradas. Nesse sentido, sugere-se maiorplanejamento e investimento em projetos de pesquisa e extensão e estímulo da IES pararegimes de trabalho com maiores cargas horários, para que os docentes tenham tempo de sededicarem às atividades de pesquisa e extensão.
Abrir PDF