EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


DESONESTIDADE ACADÊMICA: A INFLUÊNCIA DE FATORES PESSOAIS E PRÁTICAS DE GRUPO NA ATITUDE DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO


Informações

Código: EPQ2693
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 03 - Ética na Pesquisa e Produção do Conhecimento em Administração e Contabilidade

Autores

Silvia Palmieri Taniguchi, Otavio Prospero Sanchez, Alexandre Cappellozza, Douglas Filenga

Resumo

Na medida em que, especialmente no Brasil, o número de Instituições e alunos temaumentado, a efetividade na gestão acadêmica torna-se de grande relevância.Simultaneamente ao aumento de estudantes, a tecnologia da informação tem evoluídorapidamente, o que tem propiciado novas oportunidades de ensino e profusão de informações.Infelizmente, no sentido oposto ao da qualidade de ensino, esse cenário tem propiciado osurgimento e crescimento de uma variedade de situações e oportunidades para que ocomportamento academicamente desonesto se desenvolva. Vários autores defendem umapossível associação entre desonestidade acadêmica e o comportamento antiético no ambientede trabalho, alertando que comportamentos éticos dos estudantes podem gerar melhoreslíderes de organizações no futuro, e aconselhando que se estabeleçam universidadesprovedoras de princípios morais e íntegros. Possivelmente por isso, a DesonestidadeAcadêmica tem se tornado um tema crescentemente relevante nos últimos anos. No Brasil,são raras as iniciativas sistemáticas de compreender a gênese desse problema e apresentarmodelos relevantes para lidar com ele. O objetivo deste trabalho é contribuir para oentendimento dos fatores antecedentes da atitude dos alunos em relação à desonestidadeacadêmica, por meio da identificação das associações que possam existir entre aspectosindividuais e de grupo. Fundamentado inicialmente na Theory of Planned Behavior – TPB(Teoria do Comportamento Planejado) de AJZEN (1991), e com base em extensa revisão deliteratura, foi criado um modelo de pesquisa que, uma vez instrumentalizado, foi aplicado aestudantes de uma IES particular, obtendo-se 116 respostas válidas. Os dados foram obtidos apartir de uma survey eletrônica e analisados por Modelagem com Equações Estruturais, emparticular com base no algoritmo Partial Least Squares – PLS. As estimativas de coeficientesforam feitas pela técnica Bootstrap, com 1000 re-amostragens, com reposição. Os resultadosindicaram que a percepção das práticas do grupo é especialmente influente no comportamentoacadêmico desonesto do indivíduo (Beta = 0,39; p< 0,00), mas também que a idade do aluno éinversamente proporcional à intensidade com que essa desonestidade se manifesta(Beta = -0,24; p<0,00). Adicionalmente, a característica pessoal de idealismo mostrou ser umfator de contenção da atitude favorável à desonestidade (Beta =-0,25;p<0,05), masmecanismos como o desengajamento moral tiveram sua presença identificada (Beta = 0,25;p<0,05), desfavorecendo o processo de auto-regulação do aluno, o que amplia a atitude dedesonestidade acadêmica. O estudo apresenta várias implicações para o gestor e para acomunidade acadêmica, permitindo desdobramentos em pesquisas futuras.

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